Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Casa

Organize o frigorífico e evite desperdiçar alimentos

Publicado em 17-03-2016 por Cofina Conteúdos

Evitar o desperdício alimentar é algo que está na mente de todos. Mas acontece. Eis algumas dicas para evitar o desperdício, mantendo o seu frigorífico organizado.

Sem estar à espera, foi convidado para jantar fora. Aproveitou uma promoção e agora não consegue escoar. Cozinhou mais quantidade de comida do que consegue comer. Tem o frigorífico desorganizado e os alimentos ficam esquecidos. As razões para desperdiçar nunca mais acabam…

É, por isso, muito importante que dê especial atenção à organização do frigorífico, tendo cuidado com o que deve ou não lá colocar mas, especialmente, arrumando os ingredientes de forma que não fiquem esquecidos ou se estraguem. Tenha, por exemplo, os frescos arrumados ao nível dos olhos para que não fiquem perdidos.

Faça compras inteligentes, planeando a ementa semanal. Ou seja, planeie as refeições, comprando apenas aquilo que precisa para cozinhar. Poupa tempo, dinheiro e evita desperdício de alimentos.

 

 

Compre menos, mais vezes

Faça uma lista de compras antes de sair para o supermercado, confirmando o que tem no frigorífico e na despensa. Assim não corre o risco de chegar a casa com três pacotes de leite e dar de caras com quatro no frigorífico.

Na dúvida, congele. Planeou as compras, fez a lista, mas chegou ao supermercado e lá estava o que nunca encontra à venda. Não resistiu e comprou. Fez bem. Enquanto não encontra a receita certa, congele tudo. E faça o mesmo com o que sobra das refeições.

É importante reduzir o número de visitas ao supermercado para poupar. Mas esta máxima não se aplica quando se trata de frescos. Compre fruta e legumes semanalmente, segundo a sua ementa mensal. Para manter a poupança, fuja do supermercado e procure uma frutaria local.

 

Reaproveite tudo

Uma boa forma para evitar o desperdício de alimentos passa por reaproveitar de forma inteligente. Não aqueça apenas o que sobrou. Transforme! Com o arroz branco do almoço faça um arroz de forno com carne e legumes. Com o peixe faça uma massada ou uma açorda.

Recebeu muita fruta de uns tios que têm uma quinta ou comprou mais do que precisa? Aproveite o que ainda está bom para batidos ou sumos de fruta, um bolo, compotas, geleias ou chutney, gelado, ou mousse de fruta. Não faltam receitas.

 

 

Faça listas

Coloque na porta do frigorífico uma lista com os ingredientes que tem de comer o quanto antes para não se estragarem. Legumes ou fruta frescos, carne congelada há muito tempo, produtos que estão a passar da validade ou sobras que têm de ser aproveitadas. Isto implica estar muito atento à despensa e ao frigorífico.

Se as dicas não foram suficientes para o convencer a ter mais cuidado com o desperdício alimentar, esta talvez consiga. Faça uma lista de toda a comida que colocou no lixo durante um mês, quinze dias ou uma semana…