Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Lifestyle

O que juntos podemos fazer para preservar os oceanos

Publicado em 07-06-2018 por Cofina Conteúdos

A 8 de junho celebra-se o Dia Internacional dos Oceanos. Conheça alguns hábitos que pode facilmente adotar para proteger o maior ecossistema do planeta

Como forma de assinalar o Dia Internacional dos Oceanos, eis alguns hábitos que pode facilmente adotar para proteger o maior ecossistema, que não só gera 50% do oxigénio que respiramos como concentra a maioria dos seres vivos do planeta.

Reduzir a utilização de plástico

Todos os anos, centenas de milhares de animais marinhos morrem apenas devido a sacos de plástico que acabam nos oceanos e estes são uma pequena parte do problema. Talheres de plástico, garrafas de água e de refrigerantes, lâminas de barbear descartáveis, entre muitos outros exemplos possíveis, são alguns dos responsáveis pela destruição de habitats marinhos e morte de animais. Habituar-se a reciclar, optar por talheres e garrafas reutilizáveis, estão entre os passos que pode começar desde já a dar para reduzir o desperdício de plástico.

Cuidar das praias

Certifique-se de que deixa a praia como a encontrou, eliminando os vestígios da sua passagem por lá. Leve dois sacos para o lixo, um para o orgânico, outro para plásticos, que deve colocar no ecoponto ou contentor especial para o efeito. Melhor ainda, adira ao movimento #Take3fortheSea e recolha três peças de lixo em plástico sempre que for à praia, a uma barragem, rio, ria, etc. Participe nas iniciativas de limpeza da praia e do mar, se o mergulho for um dos seus desportos de eleição.

Escolher o melhor peixe para a sua mesa

Excesso de procura, destruição de habitats e práticas não sustentáveis de pesca têm levado à redução do peixe nos oceanos. Fazer escolhas sustentáveis no que respeita ao consumo de pescado e marisco é uma responsabilidade que nos toca a todos.

Não comprar artigos que comprometam o equilíbrio dos habitats marinhos

Peças de joalharia, por exemplo, feitas com coral, acessórios para o cabelo feitos com carapaça de tartaruga e ossos ou dentes de tubarão são artigos cuja procura destrói a fauna e a flora marinhas. Não compre.

Reduzir as emissões de carbono

Segundo a World Wildlife Fund (WWF), reduzir drasticamente as nossas emissões de dióxido de carbono é uma das coisas mais importantes que podemos fazer pelo planeta. Como? Fazendo a manutenção regular do seu automóvel, optar por transportes públicos sempre que possível, usar lâmpadas eficientes, escolher eletrodomésticos de baixo consumo, reduzir o desperdício de água, entre outras possibilidades.