Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Casa

Os seus filhos torcem o nariz aos livros?Saiba como despertar-lhes o gosto pela leitura

Publicado em 21-06-2019 por Cofina Conteúdos

Além de alargar o vocabulário, melhorar as capacidades de memorização e concentração, ler promove ainda a empatia e reduz o stresse, entre vários outros benefícios. Aproveite este verão para despertar o bichinho da leitura nos seus filhos.

Dê o exemplo

Se as crianças não virem as pessoas mais próximas a ler, é mais difícil terem a iniciativa de abrir um livro, especialmente porque não lhes faltam outros estímulos, como televisão, consolas, tablets, etc. Se quer que os seus filhos leiam, tem de começar por dar o exemplo. Ter sempre um livro à mão, no carro, na mala, no carrinho do bebé, no saco da praia também ajuda!

Leia em voz alta

Estabeleça um momento de leitura em voz alta fixo para si e para os seus filhos. Ao deitar, antes ou depois do jantar, não importa. Escolha livros adequados à sua idade e interesses e prepare-se para os ler e reler vezes sem conta nalguns casos.

Espalhe livros pela casa toda

Rodear as crianças de livros, mantendo-os acessíveis desde a cozinha à casa de banho, desde tenra idade é uma boa forma de despertar o interesse. Retire-os da estante e coloque-os em locais onde sejam visíveis e facilmente acessíveis.

Explore a biblioteca local

Há quanto tempo não vai à biblioteca municipal da sua zona? Faça uma visita. Vai ver que se surpreende. Aproveite e leve os seus filhos para conhecerem e se familiarizarem com a mesma. Mesmo os mais pequeninos podem encontrar livros e experiências para a sua idade. Informe-se sobre o programa de atividades – a maioria tem uma agenda repleta direcionada especificamente para os mais novos sós ou acompanhados pelos pais. Da leitura de contos a noites passadas na biblioteca, decerto vai surpreender-se. Inscrever-se na biblioteca permite-lhe ainda o acesso gratuito a um vasto número de livros.

Dois em um

E não hesite em pedir ajuda a um dos bibliotecários presentes, habituados a lidar com crianças de todas as idades.
Escolha livros que tenham sido adaptados para a televisão ou cinema, leia-os com os seus filhos e depois organize uma sessão de cinema com toda a família. Pode aproveitar o facto de se encontrarem de férias para convidar alguns amigos deles.

Celebre com livros

Assinale os momentos marcantes da vida dos seus filhos com um livro: a entrada na escola, a adoção de um animal de estimação, a chegada de um novo irmão, as férias grandes, uma viagem, a descoberta de uma nova paixão (música, pintura, ecologia, dinossauros, dança, karaté, culinária, etc.). E quem diz livros diz também revistas, como, por exemplo, a Visão Júnior, a National Geographic Júnior, Triciclo, Disney Júnior, etc.

Atenção ao grau de dificuldade

Na hora de escolher um livro para os seus filhos, certifique-se que o grau de dificuldade de leitura do mesmo está ajustado ao seu nível de leitura, Por mais interessantes que seja o tema, se eles tiverem dificuldades com a leitura, raramente conseguirão manter a motivação.

Audiolivros

Se gostava de poder dedicar-se mais à leitura com os seus filhos mas não tem mais tempo do que ao deitar, experimente pô-los a ouvir audiolivros no carro, no percurso de e para a escola ou atividades extracurriculares ou mesmo quando prepara o jantar, por exemplo.