Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Casa

Pagamentos recorrentes com cartões de crédito

Publicado em 25-01-2019 por Cofina Conteúdos

Imagine que todos os meses, na mesma data, quer que a sua cara-metade receba um ramo de flores ou que regularmente lhe sejam enviados dois sacos de ração para o seu cão ou gato sem ter de se preocupar em fornecer repetidamente os dados do seu cartão de crédito. É aqui que entra a funcionalidade de pagamento recorrente.

Desfrutar de um serviço que lhe seja oferecido repetida e regularmente, sem que a cada momento necessite de parar para aprovar a sua aquisição e fornecer os dados do seu cartão de crédito, é uma das comodidades disponibilizadas por este tipo de cartões. Tudo o que precisa é optar pela modalidade de pagamento recorrente que os mesmos disponibilizam sem se preocupar com lembretes ou eventuais esquecimentos. Tudo isto com a máxima simplicidade e segurança. O Cartão de Crédito Black do Cetelem é um dos que tem esta funcionalidade, mas não é o único. Sendo, por isso, uma questão de procurar as várias ofertas disponíveis no mercado e escolher a solução que lhe parecer mais favorável.

O que é o pagamento recorrente?

De uma forma simples, trata-se de pagamentos repetidos de serviços ou produtos fornecidos regularmente, com vantagens para ambas as partes envolvidas: para os clientes, que não precisam de se lembrar nem de estar constantemente a fornecer os dados do respetivo cartão de crédito e para os fornecedores que podem comercializar o seu produto ou serviço de forma regular e automática.

A modalidade não tem prazos definidos, sendo mantida durante o período acordado entre as partes envolvidas, mas exige a aceitação dos termos e condições em vigor bem como uma autorização, sendo o processo bastante simples: basta escolher a modalidade pagamento recorrente, aceitar os termos e condições e aguardar autorização. Após preenchimento dos dados referentes ao cartão e confirmação dos pagamentos é iniciado o processo que termina ou numa data predefinida ou através do cancelamento da subscrição.

Vantagens e periodicidade

Trata-se de uma solução prática para clientes, por exemplo, de clubes de vinho, ração e produtos de higiene para animais de companhia, serviços por streaming e on-demand (como Spotify ou Netflix, entre outros), jogos online, personal training, entrega regular de flores ou chocolates ou outras iguarias, para donativos e para qualquer produto ou serviço com um valor fixo periódico.

A simplicidade é outra das maiores vantagens desta modalidade de pagamentos, uma vez que quem adere deixa de se preocupar em ter o cartão à mão ou com esquecer-se de pagar, por exemplo.

Receber os recibos automaticamente por mail e guardá-los todos no mesmo sítio é outro dos aspetos positivos. Para os fornecedores de serviços/produtos, esta modalidade tem a vantagem adicional de conseguir fidelizar clientes.

A periodicidade é estabelecida em função do serviço acordado e poderá ser mensal, bimestral, trimestral, anual, entre outras possibilidades.

Cuidados a ter

Os pagamentos recorrentes com cartão envolvem os mesmos riscos do que os pagamentos normais, daí que os cuidados devam ser os mesmos. Utilizá-lo apenas em sites de confiança, não usar em redes ou computadores públicos, fornecer dados do cartão apenas em sites seguros (o URL deve começar por “https://” e deve haver uma imagem de cadeado no canto) e não autorizar nada por telefone são alguns dos passos que não deve descurar.

Tenha fundos suficientes na conta para cobrir as despesas recorrentes

Aspetos importantes a ter em conta é o facto de ser fácil esquecer-se dos pagamentos recorrentes dada a sua automaticidade. Numa situação em que não tenha fundos suficientes na conta para cobrir a despesa, arrisca-se à cobrança de taxas extras. Eventualmente, definir um alerta para um ou dois dias antes da data de cobrança para se certificar de que tem dinheiro na conta poderá revelar-se vantajoso. Habitue-se ainda a verificar regularmente o extrato do cartão de crédito e tome as medidas necessárias caso detete cobranças indevidas ou fraudulentas.

Cancele quando não quiser usar mais

Convém igualmente ter atenção que está a autorizar um débito automático e que o fornecedor do produto ou serviço tem os dados pelo que poderá continuar a retirar dinheiro da sua conta. Por isso, certifique-se aquando do termino do contrato que toma as medidas necessárias para cancelar a autorização para débito.