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Pneu furou e agora?Pneu furou e agora?

Pneu furou e agora?

Pneu furou e agora?

Pode acontecer a qualquer condutor em qualquer momento. Sabe o que fazer se o um dos pneus se furar em movimento e não for possível parar de imediato o veículo? Ficam alguns conselhos.

Não escolhe hora e nem sempre o melhor local, por isso é provável que um dos pneus do seu carro se fure enquanto estiver a conduzi-lo. Se encostar de imediato não for possível, não entre em pânico: reduza suavemente a velocidade e ligue o botão dos quatros piscas para assinalar aos demais condutores que algo está errado. Atenção, no entanto, só deverá andar com o carro até poder pará-lo numa zona mais segura, para trocar o pneu ou chamar um reboque ou a assistência em viagem.

 

Reduza a velocidade

Diminuir a velocidade é imperativo, mas evite reduções bruscas. Velocidades superiores a 25-30 km por hora, além de provocarem danos mais rápidos e sérios na jante, podem comprometer o controlo do veículo e logo a segurança dos seus ocupantes. Pressione o acelerador suavemente; no caso de descidas, aproveite o embalo, controlando a velocidade com o travão, também com suavidade.

 

Quanto mais a direito, melhor

Sempre a direito, se possível. Este é decididamente o melhor caminho a seguir, sem grandes curvas nem mudanças de direção. Assim que tiver oportunidade, vire o volante sem movimentos bruscos e pare. É provável que sinta o volante a resistir-lhe – são efeitos das alterações provocadas pelo furo no pneu; procure mantê-lo estável o mais possível.

 

Estabilidade precisa-se!

Quanto maior for a irregularidade do piso, maiores os estragos, não só no pneu e jante como no alinhamento, por isso procure seguir pelos troços mais planos. Atenção a estradas ou caminhos de/com terra ou areia, nos quais o automóvel, dadas as circunstâncias, poderá derrapar ou atolar-se mais facilmente.

 

Pare em segurança

Assim que puder, pare o carro num local seguro, de preferência numa zona plana se tiver pneu sobresselente e quiser mudá-lo e retomar a viagem. Desligue o carro, saia, vista o colete e coloque o triângulo de pré-sinalização de perigo.

Siga as instruções para a troca de pneu ou ligue para um reboque ou para a sua assistência em viagem.

Poderá também usar um spray de furo ou selante, que veda e enche o pneu rapidamente, sem necessidade de o trocar e que lhe permite chegar a uma estação de serviço ou oficina de reparação.

 

Depois de furado

Não se esqueça de levar o pneu furado o quanto antes a uma oficina especializada para reparação. Se o seu carro se encontra equipado com pneu sobresselente, habitue-se a verificar regularmente a pressão do mesmo. Se estiver vazio quando precisar, não servirá para muito.