Notas em Dia
Dicas para poupar no regresso às aulasDicas para poupar no regresso às aulas

Dicas para poupar no regresso às aulas

Dicas para poupar no regresso às aulas

A poucas semanas do início das aulas e com os manuais já encomendados, é tempo de começar a pensar no restante material necessário. Saiba como pode reduzir estas despesas.

Com o ano letivo 2022/23 a anunciar-se já a passos largos, cresce a lista do material a adquirir, a somar-se às despesas com as férias e vestuário para substituir aquele que deixou de servir, já para não falar do pagamento do IMI (quem paga três prestações) e eventuais seguros, entre outros encargos possíveis.

Se está preocupado com o rombo que todas estas despesas possam fazer no orçamento familiar, saiba que o material escolar é uma das áreas em que pode poupar.

Antes de mais, avalie o orçamento disponível

O início de um novo ano letivo, previsto para 13 a 16 de setembro, mesmo beneficiando de manuais gratuitos, é sempre sinónimo de gastos significativos já que ao material escolar há que somar, além de todas as despesas familiares, não só o vestuário e o calçado que regra geral deixaram de servir, mas também, em muitos casos, ATL e/ou atividades extracurriculares. Acrescente-se os encargos com as férias recentes, a prestação do IMI e facilmente se percebe que equilibrar as finanças não é tarefa fácil. Daí ser preciso rever as contas e fazer os ajustes necessários ao orçamento familiar.

Tempo de inventário

Esta é também uma boa altura para passar em revista o material escolar que tem em casa, bem como vestuário, calçado, jogos e brinquedos que já não venham a ser usados. Separe o que estiver em bom estado e deite fora o que não estiver em condições. Tenha, no entanto, em atenção o que pode ser facilmente reparado, caso, por exemplo, de um fecho numa mochila, cuja substituição pode ficar bem mais em conta. Compare depois com a lista de material escolar e risque tudo o que tiver para não comprar em duplicado.

Não compre por impulso. Nem sempre é fácil dada a vasta – e tentadora – oferta disponível; uma das melhores formas é cingir-se à lista, por isso, nas próximas semanas, não saia de casa sem ela. Pela mesma razão, prepare-se para dizer algumas vezes “não”, explicando que não se pode comprar tudo.

Tem para troca?

Se tem amigos com filhos também em idade escolar, porque não sugerir-lhes aproveitarem as coisas em bom estado uns dos outros e assim pouparem todos nas despesas? E não falamos apenas de material escolar, mas também de brinquedos e especialmente vestuário que frequentemente é usado muito poucas vezes antes de deixar de servir.

Campanhas e promoções

Nesta altura do ano são raríssimas as lojas que não fazem campanhas promocionais alusivas ao regresso à escola. Compare os diferentes preços antes de comprar – pode recorrer, por exemplo, a plataformas como a Kuanto Kusta Pesquise ainda em lojas online – neste caso convém ter em atenção também os prazos de entrega, além claro dos portes, frequentemente gratuitos a partir de determinado valor, mas convém confirmar. Lembre-se igualmente de que se há casos em que a qualidade é um fator a considerar, noutros é secundário, daí poder apostar em lojas de produtos baratos.

Não menos importante, as marcas brancas são um excelente recurso para ajudar a poupar dinheiro.

No que respeita às promoções, há um fator a não descurar: a distância. Ou seja, por muito boa que seja a promoção, se for longe e implicar deslocação de carro, considere o preço do combustível que vai gastar e confirme se vale mesmo a pena. Apostar em lojas de segunda mão – não só como comprador mas também como vendedor – é outra hipótese a ponderar.

Muitas superfícies comerciais facilitam o pagamento faseado e sem juros de material escolar, uma situação a equacionar para evitar um ‘rombo’ que possa comprometer a saúde das suas finanças pessoais.

Fatura sempre

Sempre que comprar material escolar, lembre-se de solicitar a fatura do mesmo com o número de contribuinte dos seus filhos para poder deduzir estas despesas no IRS.

Adira à moda da marmita

Uma vez que as despesas com a alimentação representam uma boa fatia do orçamento familiar, habituar-se a preparar diariamente uma marmita com snacks e almoço para os seus filhos levarem para a escola pode ajudar a poupar significativamente. Além disso, pode assegurar uma alimentação mais saudável e nutritiva.

Faça um balanço final

Terminadas as compras para o novo ano letivo, reúna todas as faturas e some tudo para saber quanto gastou de facto na totalidade. Confirmará ainda se fugiu ao orçamento inicialmente definido e onde poderá melhor no próximo ano.

Leia também: Novo ano letivo: como reduzir as despesas escolares