Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Casa

Poupar no material escolar

Publicado em 23-08-2019 por Cofina Conteúdos

A poucas semanas do início das aulas e com os manuais já encomendados, é tempo de começar a pensar no restante material necessário. Saiba como pode reduzir estas despesas .

Com o ano letivo 2019/20 a anunciar-se já a passos largos – como é aliás testemunha qualquer grande superfície ou papelaria, por exemplo –, cresce a lista do material a adquirir, a somar-se às despesas com as férias e vestuário para substituir aquele que deixou de servir, já para não falar do IMI e eventuais seguros, entre outros encargos possíveis a que não pode esquivar-se ou adiar.

Se está preocupado com o rombo que todas estas despesas possam fazer no orçamento familiar, saiba que o material escolar é uma das áreas em que pode poupar.

Antes de mais, avalie o orçamento disponível

O início de um novo ano letivo, mesmo se beneficiar de manuais gratuitos, é sempre sinónimo de gastos significativos já que ao material escolar há que somar, além de todas as despesas familiares, não só o vestuário e o calçado que regra geral deixaram de servir, mas também, em muitos casos, ATL e/ou atividades extracurriculares. Acrescente-se os encargos com as férias recentes e, por exemplo, o Natal, que não tarda nada está aí, e facilmente se percebe que equilibrar as finanças não é tarefa fácil. Daí ser preciso rever as contas e fazer os ajustes necessários ao orçamento familiar.

Tempo de inventário

Esta é também uma boa altura para passar em revista o material escolar que tem em casa, bem como vestuário, calçado, jogos e brinquedos que já não venham a ser usados. Separe o que estiver em bom estado e deite fora o que não estiver em condições. Tenha, no entanto, em atenção o que pode ser facilmente reparado, caso, por exemplo, de um fecho numa mochila, cuja substituição pode ficar bem mais em conta. Compare depois com a lista de material escolar e risque tudo o que tiver para não comprar em duplicado.

Tem para troca?

Se tem amigos com filhos também em idade escolar, porque não sugerir-lhes aproveitarem as coisas em bom estado uns dos outros e assim pouparem todos nas despesas? E não falamos apenas de material escolar, mas também de brinquedos e especialmente vestuário que frequentemente é usado muito poucas vezes antes de deixar de servir.

Campanhas e promoções

Nesta altura do ano são raríssimas as lojas que não fazem campanhas promocionais alusivas ao regresso à escola. Compare os diferentes preços antes de comprar. Pesquise ainda em lojas online – neste caso convém ter em atenção também os prazos de entrega. Lembre-se igualmente de que se há casos em que a qualidade é um fator a considerar, noutros é secundário, daí poder apostar em lojas de produtos baratos.

Apostar em lojas de segunda mão – não só como comprador mas também como vendedor – é outra hipótese a ponderar.

Fatura sempre

Sempre que comprar material escolar, lembre-se de solicitar a fatura do mesmo com o número de contribuinte dos seus filhos para poder deduzir estas despesas no IRS.