Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Manter alguma liquidez

Saiba mais »

 | Manter alguma liquidez  | Manter alguma liquidez
Gadgets

Reduzir pegada ecológica à distância de um toque

Publicado em 07-05-2018 por Cofina Conteúdos

Conheça algumas das apps e ferramentas que podem ajudá-lo a ter um impacto mais positivo no planeta

A pegada ecológica é um conceito desenvolvido, em 1996, por William Rees, professor da Universidade de British Columbia, Canadá, e Mathis Wackernagel, na altura seu aluno de doutoramento e atualmente presidente da Global Footprint Network, que representa o impacto humano no planeta em que vivemos e “foi criada para nos ajudar a perceber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida, onde se inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, o que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos, entre outros”, pode ler-se no site da Quercus.

Adotar comportamentos mais amigos do ambiente, através de uma gestão mais eficiente dos recursos, permite reduzir a nossa pegada ecológica e ter um impacto mais positivo no planeta.

 

Oroeco

Permitir aos seus utilizadores avaliarem o impacto das suas ações (estilo de vida, alimentação, transporte, compras, etc.) e reduzirem a sua pegada ecológica é o objetivo da Oroeco, que, de forma lúdica, permite registar o que se faz diariamente, apresentando depois sugestões para mudar comportamentos tendo em vista um maior bem-estar do planeta. Os mais competitivos podem posteriormente comparar resultados com outros utilizadores.

 

#climate

Trata-se de uma aplicação – e plataforma – desenvolvida para ajudar os utilizadores a descobrir e partilhar gestos e iniciativas contra as mudanças climáticas. Depois de criar um perfil com as categorias ambientais que mais o interessam, a #climate oferece ao utilizador sugestões criadas à sua medida que pode partilhar com amigos e/ou seguidores no Twitter, Facebook, Tumblr e Google+ com um simples toque para aproveitar o poder das redes sociais para espalhar a mensagem e aliciar à tomada de ação.

 

Joulebug

Uma forma divertida de se ser amigo do ambiente, a Joulebug apresenta vários desafios que permite aos seus utilizadores um estilo de vida mais sustentável. Como recompensa, atribui pins, troféus, “crachás”, etc. Por cada desafio que complete, pode visualizar um vídeo sobre o que fez e o impacto no planeta e são indicados sites onde pode obter mais informação sobre o tema em questão. São ainda atribuídos pontos e recebe um pin; por cada 5 pins, recebe um crachá, etc. Pode ainda ver o que andam os demais utilizadores a fazer de bom para o ambiente e comentar. Os desafios podem ser, entre outros, pôr um produto no ecoponto, usar uma garrafa reutilizável em vez de comprar água engarrafada, reduzir o tempo no duche, etc.

 

ECOladora

Se quiser calcular a sua pegada ecológica de uma forma fácil e intuitiva, através da resposta a um questionário sobre os seus hábitos e consumos, pode recorrer à ECOladora, um site desenvolvido no âmbito de um projeto académico para o Instituto Superior Técnico.