Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Lifestyle

Regresso às aulas sem stress

Publicado em 09-08-2017 por Cofina Conteúdos

A poucas semanas do início do ano letivo, organização – e antecipação – é a palavra de ordem para que as aulas comecem sem sobressaltos

Já em contagem decrescente para o começo das aulas, o mais importante nesta fase é obter os manuais escolares necessários. Se ainda não os reservou, esse deve ser o primeiro passo a dar: informe-se sobre as várias campanhas e opte pelo método que lhe der mais jeito: encomenda online, aquisição numa livraria ou hipermercado junto de casa ou do seu local de trabalho. Pode também recorrer aos vários bancos de manuais usados disponíveis de norte a sul do país: informe-se em sites como o reutilizar.org, sitiodatroca.com, na junta de freguesia ou câmara municipal, entre outros, ou peça diretamente nas redes sociais.

Inventário obrigatório

Esta é também a fase de passar em revista o material escolar existente em casa, separando o que se pode aproveitar. Utilize os ecopontos sempre que possível para deitar fora o que não se puder usar. Faça um inventário também da roupa – doe o que já não serve ou não se usa –, fazendo uma lista das peças necessárias a adquirir (eventualmente poderá aproveitar os últimos dias de saldos). Aproveite igualmente para dar uma volta aos brinquedos, separando os estragados para o lixo e os que já não são usados mas estão em boas condições para doar. Confirme ainda se não será necessário mobiliário de apoio ao estudo, como secretária, cadeira, candeeiro, por exemplo.

(R)estabelecer rotinas

À medida que o primeiro dia de aulas se aproxima é importante (voltar a) adquirir rotinas e definir regras. Antecipe gradualmente a hora de deitar, 15 minutos mais cedo todos os dias até chegar à hora desejada – lembre-se de que as crianças em idade escolar até aos 13 anos devem dormir entre nove a 11 horas e os adolescentes cerca de 10, sob pena não só de verem comprometido o seu rendimento escolar, como o próprio crescimento e saúde. Estabelecer horários de estudo, conciliando-os com as atividades extracurriculares, e definir os limites de tempo para televisão e jogos de vídeo é algo que também convém ser feito atempadamente.

Tudo a postos

Evite deixar tudo para a última hora, certificando-se de que as mochilas estão feitas no penúltimo dia de férias e os horários afixados em local visível para todos, bem como contactos importantes (escola, diretor de turma, treinador, professor de Música, etc.). Reserve a última noite de férias para um jantar tranquilo em família, com os pratos preferidos dos seus filhos. Deixe preparados os lanches e os snacks para a escola: ficará com mais tempo para partilhar um pequeno-almoço nutritivo no dia seguinte.