Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Motores

Sistemas que tornam o seu carro mais seguro

Publicado em 20-12-2019 por Cofina Conteúdos

Segurança-rodoviária-carro-Cetelem

Conduzir um automóvel atualmente é cada vez mais seguro graças aos vários sistemas de segurança com que vêm equipados e que minimizam o risco de erro humano. Conheça alguns deles.

Do ABS à monitorização da pressão dos pneus, são vários os sistemas instalados nos automóveis que saem atual e diariamente da linha de montagem para garantir a máxima segurança para condutor e passageiros na estrada.

ABS

O sistema antibloqueio de travões (do inglês Anti-Lock Braking System ou do alemão Antiblockiersystem) visa impedir que os travões bloqueiem aquando de uma travagem brusca e, consequentemente, que haja perda de aderência. Simultaneamente, permite que o condutor mantenha o controlo sobre a direção.

AEB

Trata-se de um sistema de travagem de emergência autónoma (Autonomous Emergency Braking) que recorre a um conjunto de sensores e câmaras para monitorizar o que se passa à frente do veículo, revelando-se de extrema utilidade para prevenir colisões traseiras a baixa velocidade, ao alertar sonora e visualmente o condutor para uma colisão iminente.

Sistema de manutenção de faixa de rodagem ou LGS

Também designado assistente de faixa de rodagem, o LGS (Lane Guard System) alerta o condutor através de um aviso sonoro e/ou vibração do volante, por exemplo, sempre que este se aproxime demasiado do limite da faixa de rodagem (linhas brancas, traços descontínuos, linhas amarelas, azuis, etc.). Em alguns casos, após o alerta sonoro, o veículo pode ajustar ligeiramente a direção para corrigir a sua posição.

Sistema de Deteção do Ângulo Morto

Desenvolvido pela Volvo, recorre a câmaras, radar ou ultrassons para alargar o campo de visão do condutor alertando-o para a presença de outros veículos sempre que haja a possibilidade de os mesmos não serem visíveis.

Sistema de monitorização da pressão dos pneus

Frequentemente designado por TPMS (Tire-Pressure Monitoring System, em inglês), tem como função alertar o condutor sempre que há perda de pressão de ar nos pneus, essenciais para uma condução segura.

Faróis adaptativos

Através de um sistema de sensores, ajudam a melhorar a visão quando se conduz à noite dado apontarem a luz na direção ideal e não exclusivamente para a frente. Este sistema toma em consideração parâmetros como a velocidade, a elevação e a direção do veículo de forma a proporcionarem uma melhor iluminação, contribuindo ainda para reduzir o encadeamento noturno.

ACC

O controlo de cruzeiro adaptativo (Adaptive Cruise Control) mantém o veículo a uma velocidade constante com a mais-valia de poder aumentar ou reduzir a velocidade e até mesmo travá-lo totalmente se necessário de acordo com o comportamento do(s) veículo(s) que circula(m) à sua frente, ajustando a condução à situação de trânsito.