Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Casa

SOS inundação em casa: o que fazer

Publicado em 04-02-2020 por Cofina Conteúdos

Torneiras abertas durante um período de falta de água, canos velhos, máquina da roupa que avariou, são muitos os possíveis responsáveis por inundações em casa, situação com a qual ninguém gosta de se deparar. Se lhe acontecer, saiba como proceder.

Origem da inundação

A primeira coisa a fazer é procurar a fonte da inundação e cortar o abastecimento de água. Uma das formas mais fáceis é cortar o abastecimento geral da casa. Deverá igualmente desligar, no quadro de eletricidade, o abastecimento à(s) área(s) afetada(s) da casa (casa de banho, cozinha, etc.). Outros dos cuidados a ter depois é desligar todos os eletrodomésticos e equipamento elétrico das tomadas nestas mesmas zonas. Convém ainda colocar os aparelhos elétricos que conseguir em zonas onde a água não chegue para impedir avarias.

Contacte a empresa fornecedora de água da sua zona ou os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento.

Documente tudo

Antes de iniciar os trabalhos de limpeza, documente tudo fotograficamente para poder apresentar à seguradora a provar a extensão dos danos.

Inicie o processo de limpeza

Remover a água é o mais importante para evitar danos e despesas acrescidos. Prepare todas as toalhas e panos que tem em casa, a esfregona e o balde e deite mãos à obra. Não hesite em pedir ajuda a um vizinho, familiar ou amigo. No caso de grandes inundações, poderá ser necessário recorrer à ajuda de uma bomba para retirar a água. Ligue para os bombeiros ou para um canalizador se for o caso.

Quanto mais depressa eliminar a água, menos serão os estragos como seja o risco de desenvolvimento de bolor, que em alguns casos pode ser tóxico.

Remova os tapetes molhados, retire todos os móveis, artigos de decoração e eletrodomésticos que possam secar ao ar livre, abra as janelas, ligue ventoinhas e/ou ventiladores. Por fim, recorra a um desumidificador, tendo o cuidado de fechar as portas e janelas da divisão onde estiver a ser usado para um processo mais rápido e eficaz.

Cuidados acrescidos

Mantenha os documentos importantes guardados em bolsas plásticas fechadas e em locais um pouco acima do chão. Além da lista de contactos em caso de emergência que deve ter num local em casa facilmente visível por todos os membros da família (esquadra de polícia da zona, bombeiros, centro de informação antivenenos, fornecedor de eletricidade e água, escola, canalizador, eletricista, etc.), é boa ideia tê-la também no telemóvel.


Palavras-chave: