Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Motores

Viajar com crianças: como evitar os enjoos

Publicado em 21-08-2019 por Cofina Conteúdos

Andar de carro para as crianças e adolescentes que têm tendência a enjoar é um verdadeiro martírio. Saiba como evitá-lo e viajar tranquilamente.

Palidez, suores frios e vómitos são sintomas comuns do enjoo de carro, também conhecido por cinetose ou tontura cinética, nome atribuído, segundo o dicionário da Porto Editora, às “perturbações causadas por movimentos inabituais” – como curvas sucessivas, por exemplo – “que provocam um desfasamento entre a perceção visual e a perceção do movimento” e que acontecem com maior frequência em crianças dos 2 aos 12 anos e mulheres grávidas.

Trata-se, no entanto, de uma situação que pode ser evitada com relativa facilidade, bastando para isso ter alguns cuidados básicos. Se está a pensar em viajar nos próximos tempos, siga os conselhos que aqui lhe deixamos para uma viagem tranquila.

Condução suave

Se entre os passageiros conta com crianças com propensão a enjoarem em viagem, é importante manter uma condução suave ao longo de todo o trajeto, sem acelerar ou travar subitamente. Em percursos com muitas curvas, este cuidado deve ser redobrado.

Onde viajar

O banco da frente ao lado do condutor e a parte central do banco traseiro são os lugares ideais para quem tem tendência a enjoar. Tenha, no entanto, em atenção que, apesar de o transporte de crianças poder ser efetuado no banco da frente quando a criança tiver 12 anos ou mais (mesmo sem 135 cm de altura) ou tiver mais de 135 cm de altura (mesmo que menor que 12 anos), a PSP não aconselha o transporte de crianças no banco da frente.

Interior do automóvel

O interior do veículo deve estar fresco – entre 21 e 13 oC – e arejado/ventilado.

Ler não!

Uma das causas dos enjoos é fixar o olhar em livros, revistas, ecrã de telemóvel, tablet ou consola de jogos, por exemplo. Pelo contrário, deve-se incentivar quem tem tendência a enjoar a olhar antes para o horizonte.

Snacks

Quem enjoa facilmente não deve viajar sem comer antes algo leve e, acima de tudo, deve manter-se bem hidratado durante a viagem.

Tempo de pausa

Fazer pausas para esticar um pouco as pernas e apanhar um pouco de ar fresco pode aliviar os sintomas ou evitar que os sintomas se instalem, por isso, considere-as ao programar a viagem.

Hora de dormir

Dormir é uma boa forma de evitar o enjoo, por isso, se tem filhos, programe a viagem para um horário em que habitualmente estejam a dormir. Além de reduzir a probabilidade de enjoo, evita situações de stress para todos.