Notas em Dia
Atividades de verão para jovens a custo zero ou quaseAtividades de verão para jovens a custo zero ou quase

Atividades de verão para jovens a custo zero ou quase

Atividades de verão para jovens a custo zero ou quase

Com as férias grandes a aproximarem-se, comece a pensar em programas, de preferência gratuitos, que possam entreter os mais novos. Deixamos-lhe algumas sugestões.

Treetop Walk em Serralves – Porto

Se gosta de levar as crianças para a natureza, os jardins da Fundação Serralves, no Porto, são sempre uma boa opção. Mas para famílias com miúdos o seu encanto é maior ao primeiro domingo de cada mês, entre as 10h e as 13h, isto porque a entrada é gratuita, permitindo passear por entre as copas das árvores no Treetop Walk, explorar a quinta com animais e/ou a horta, por exemplo. Outra hipótese é explorar a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo, que inclui mais de 8000 exemplares de plantas lenhosas, representando sensivelmente 230 espécies e variedades, nativas (autóctones) e exóticas (alóctones), identificadas e acompanhadas de descrição.

Dado o diversificado programa cultural desta fundação, um dos domingos pode ser dedicado a visitar uma das exposições ou instalações artísticas, o que é excelente para despertar os mais pequenos para a cultura.

POPular INATEL

Os seus filhos gostam de palco, de fazer a festa ou estar no meio dela? Então temos aqui um bom programa para eles. De 26 de maio a 30 de julho, o POPular INATEL regressa à rua com espetáculos infantojuvenis, animação de rua e concertos. Tendo em vista a promoção de grupos musicais e teatrais de norte a sul do país, promete animação para todas as idades. Este ano, os locais escolhidos são Vale de Cambra (26 a 28 de maio), Águeda (16 a 18 de junho), Torres Novas (22 a 25 de junho), Batalha (30 de junho a 2 de julho), Benfica (6 a 9 de julho), Horta (14 a 16 de julho) e Tavira (27 a 30 de julho). 

A entrada em todos os concertos e espetáculos é gratuita mas pode estar limitada à lotação dos espaços, pelo que convém informar-se no site do INATEL ou no das respetivas câmaras municipais.

Programas de voluntariado

Com o verão chegam os programas de voluntariado. Eis alguns exemplos:

Programas de voluntariado em Cascais para jovens a partir dos 15/16 anos. As áreas contempladas incluem cultura no bairro, apoio/promoção do turismo e atendimento ao público; Maré Viva; Natura Observa etc. As inscrições estão disponíveis em jovens.cascais.pt.

–  Voluntariado Sintra Jovem, dedicado aos jovens entre os 15 e os 25 anos. As ações, que decorrem em quatro turnos de quinze dias das 9h às 14h, contemplam áreas como apoio no espaço público, apoio nas colónias de férias, apoio na mercearia solidária, apoio em atividades de bem-estar e/ou de carácter ocupacional, apoio em espaços verdes. Inscrições e mais informação em 219 188 540.

– O Geração ON verão, um programa de voluntariado da Câmara Municipal de Mafra que se realiza durante a interrupção letiva do verão, pretende integrar os jovens (16 aos 25 anos residentes no concelho) em diversas vertentes proporcionando a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências. A CM Mafra atribui, aos participantes, uma bolsa de voluntariado no valor de 2,50€ por cada hora de participação. Inscrição feita através do Portal de Serviços Mafra Online.

– Para jovens que gostam de animais, fazer voluntariado num abrigo para animais é também uma excelente forma de ocuparem os tempos livres nas férias. Informe-se junto das associações da sua área de residência.

Academias de verão – Sesimbra

Em formato de workshops lúdicos, as Academias de Verão da CM de Sesimbra, que decorrem de 3 a 28 de julho, pretendem proporcionar o desenvolvimento de novos interesses e aprofundar conhecimentos, a autonomia e autoconhecimento dos mais jovens, dos 10 (desde que já frequentem o 5.º ano) aos 19 anos. Não são gratuitas, mas são acessíveis – 40€/semana.

As crianças e os jovens residentes no concelho de Sesimbra terão prioridade relativamente às não residentes, as quais, ficarão, numa primeira fase, em lista de espera e serão colocadas unicamente se subsistirem vagas no final do período de inscrições.

Ocupação de tempos livres – IPDJ – Todo o país

Se os seus filhos ou dependentes têm entre 12 e 17 anos, os programas OTL, na modalidade de projetos de curta duração, são uma boa opção, até porque os projetos disponíveis abrangem diferentes áreas de intervenção: ambiente e/ou proteção civil; apoio a idosos e/ou apoio à infância; cultura e/ou património; combate à exclusão social; saúde; associativismo; desporto; direitos humanos; direitos dos animais; cidadania.

As inscrições podem ser realizadas diretamente na plataforma informática, a partir de 28 de maio, até cinco dias antes do início de cada projeto.