Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Black Friday 2020: como tirar o melhor partido dos dias de compras (com descontos!)Black Friday 2020: como tirar o melhor partido dos dias de compras (com descontos!)

Black Friday 2020: como tirar o melhor partido dos dias de compras (com descontos!)

Black Friday 2020: como tirar o melhor partido dos dias de compras (com descontos!)

A Black Friday 2020 chegou e com ela promoções bastante tentadoras. Saiba como aproveitá-las e garantir as melhores compras, seja dos artigos que precisa para si, seja dos presentes de Natal.

É um dos dias mais aguardados do ano para fazer compras, quer pelos descontos significativos, quer pela proximidade do Natal. Na Black Friday conseguem-se reduzir significativamente os gastos, o que significa que pode adquirir para si ou para oferecer exatamente aquilo que pretende, por um preço menor. A Black Friday merece alguma preparação prévia, para se tirar o melhor proveito desta iniciativa.

Comece cedo

Há já algum tempo que a Black Friday deixou de se resumir a um único dia da semana, com promoções a acontecerem, por exemplo, durante toda a semana que a antecede – a chamada black week (uma semana de descontos). Este ano, devido à pandemia, há promoções a acontecer durante todo o mês, por isso esteja atento. Lembre-se de que os melhores “negócios” são os primeiros a esgotarem, por isso, se estiver de facto interessado, organize-se para estar nas lojas perto da hora de abertura e online, via site ou app, no início da promoção.

Quanto pode gastar

Tal como acontece com os saldos, ter uma noção clara do que pode gastar é essencial para não comprometer as suas finanças. Depois das contas feitas e com este valor em mente, poderá avançar para o passo seguinte.

Lista de compras

Em dias de Black Friday, é fácil deixarmo-nos contagiar pela descida de preços e comprar o que não é necessário, e provavelmente nunca será usado. Fazer uma lista do que pretendemos adquirir é uma boa aliada para contrariar os impulsos. Aproveite para incluir a lista de presentes de Natal, definindo um valor limite para cada artigo.

Faça os TPC

Agora que já sabe o que vai comprar, analise as diferentes opções, compare produtos e opiniões, veja quais as melhores opções em termos de preço-qualidade. Para fazer as melhores escolhas, pode recorrer aos comparadores de preços disponíveis online, como o da DECO e o Kuantokusta por exemplo. Isto facilita-lhe o trabalho mais próximo da data e ajuda a organizar-se melhor, minimizando, por exemplo, as deslocações.

Lembre-se de que, ao escolher um artigo, deve haver uma indicação clara do seu valor inicial, da percentagem de desconto e do valor da campanha. Outro aspeto que deve ter em conta é que os descontos não devem incidir sobre produtos com defeitos, exceto se esta informação estiver claramente indicada.

Crie contas online antecipadamente

Para evitar dissabores – o tráfego online na Black Friday normalmente dispara, o que pode comprometer o normal funcionamento dos sites –, registe-se já nos sites em que pondera fazer compras. Isto possibilita-lhe criar wishlists e também inserir no carrinho os artigos que pretende adquirir, o que agiliza o processo de compra e permite perceber quanto e quando é que os preços descem – muitas lojas antecipam as promoções para as últimas horas do dia anterior para os clientes registados, por exemplo.

Fixe-se no preço, não na promoção

Lá porque a promoção é grande isso não significa necessariamente que está a levar uma pechincha e pode inclusive ser uma falsa promoção. Para evitar este tipo de fraudes, as lojas são obrigadas a aplicar os descontos sobre o preço mais baixo do produto nos 90 dias anteriores.

Além disso, assegure-se sempre de que está a adquirir o artigo porque de facto é necessário e não pela promoção apelativa.

Vá buscar mais tarde

Se comprar online, atenção aos portes, que podem encarecer os produtos, por isso, se não atingir os valores mínimos para beneficiar de portes gratuitos, opte por levantar na loja, se tiver uma nas proximidades. 

Neste caso tem a vantagem adicional de poder levantar num dia mais tranquilo, com menos pessoas a circular, assegurando um maior distanciamento.