Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Casa mais fresca sem ar condicionadoCasa mais fresca sem ar condicionado

Casa mais fresca sem ar condicionado

Casa mais fresca sem ar condicionado

Se quer ter a casa fresca sem recorrer ao ar condicionado garanta que o calor fica fora de portas. Habitue-se, por isso, a fechar as janelas e estores de manhã, antes de as temperaturas começarem a subir e abra-os ao final do dia. Se não quiser abdicar da luz natural e da vista, considere aplicar uma película refletora nos vidros das janelas.

Isolar, uma boa opção

Passe em revista as portas e janelas e isole todas aquelas que deixarem passar ar; além de eliminar correntes de ar reduzirá a perda de ar fresco (e de quente, no inverno). Entre barras para portas, rolos e fitas de calafetagem, são muitas as opções à sua disposição.

Para tornar a sua casa mais eficiente, pode igualmente recorrer aos serviços de especialistas em isolamento térmico.

Luzes, ação!

Apagar todas as luzes de que já não necessita é outro hábito que deve adotar… mesmo nos dias frios, tal como substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED ou florescentes compactas (CFL), dado a sua quase nula emissão de calor. Têm ainda a vantagem adicional de durar mais e gastar menos, pelo que são sempre uma boa aposta.

Ventoinhas, há muitas!

Use e abuse! Mas atenção, as ventoinhas arrefecem pessoas, não divisões: o ar que fazem circular ajuda a afastar o ar quente que o próprio corpo produz e a evaporar a transpiração, por isso, não vale a pena deixar ventoinhas ligadas se não houver ninguém no seu raio de ação. Das de teto às verticais, escolha a solução que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.

Quando o calor se tornar insuportável, experimente encher uma assadeira ou tijela baixa com gelo e colocá-la à frente de uma ventoinha para criar uma bruma refrescante quase imediata.

Dê férias ao forno

Reconfortante nas estações mais frias, o forno é uma fonte poderosa de calor na sua cozinha que se vai propagando pelas divisões mais próximas. Deixe os bolos e assados para quando as temperaturas começarem a descer. Opte antes por fazer refeições que não requeiram ser muito cozinhadas e use mais o micro-ondas, por exemplo. Se tiver de usar o fogão e/ou forno, prefira os períodos mais frescos do dia. Pode também fazer refeições a dobrar – mais tarde bastará apenas aquecer um pouco.

Passar a ferro é outra das tarefas que deve ser passada para a noite ou manhã bem cedo.

Alívio imediato

Compressas frias nos pulsos ou lavar os pés com água fria antes de se deitar dão uma sensação de frescura imediata, aliviando a sensação de calor. Beber um copo de água antes de dormir promove igualmente melhores noites de sono, tal como optar por lençóis de algodão, em vez de seda ou cetim.