Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Casa sempre impecável em poucos passosCasa sempre impecável em poucos passos

Casa sempre impecável em poucos passos

Casa sempre impecável em poucos passos

Manter a casa arrumada e limpa durante a semana requer apenas alguns minutos diários do seu tempo e método, basta seguir as indicações que lhe deixamos.

Chegado o final do dia de sexta-feira, é tempo de descanso e lazer – ou deveria ser – e não de lides e afazeres domésticos. Apesar de isto não ser sempre possível, uma boa forma de reduzir as horas gastas com a casa é organizar uma agenda semanal de tarefas: limpeza de casas de banho à segunda, mudança da roupa das camas à terça, lavagem roupa branca às quartas, aspirar à quinta, etc.

 

Desta forma não acumula as tarefas todas ao fim de semana, o que pode revelar-se um pesadelo e consegue manter a casa bem ao longo de toda a semana com um mínimo de trabalho.

 

Não menos importante, mobilize todos os elementos do agregado familiar: levar o lixo à rua, dobrar toalhas, recolher brinquedos, limpar a loiça, entre muitas outras, são tarefas simples e de rápida execução. Ficam algumas sugestões para melhorar o tempo que dedica às tarefas domésticas.

 

Cama sempre feita

Habitue-se a não sair de casa sem fazer a cama. Feitas as contas, nem cinco minutos requer. Simplifique, se necessário, e “puxe apenas as orelhas” à cama ou troque as mantas e colcha por um edredão adaptado à estação. Deixe respirar enquanto toma banho ou se veste e depois mãos à obra. Habitue os seus filhos a fazer o mesmo de pequeninos.

 

Despiu? Arrume!

Não facilite! Não espalhe o casaco ou mala pela casa e coloque-os no lugar assim que fechar a porta, guarda-chuva e sapatos incluídos. De preferência troque os sapatos assim que entrar – evita não só arrastar sujidade trazida do exterior, o que facilita a limpeza, como a contaminação de bactérias. Sempre que trocar de roupa, arrume a que despiu, colocando de imediato as peças para lavar num cesto apropriado. Para facilitar a tarefa, separe a roupa em cestos diferentes, de acordo com o destino (roupa escura, clara, lavandaria, por exemplo) – encontra no mercado sugestões muito práticas para este efeito.

 

Limpe enquanto cozinha

Evite acumular loiça suja e utensílios no lava-loiças e/ou bancadas e vá lavando e arrumando à medida que vai deixando de precisar dos mesmos. Se tiver máquina de lavar, ponha lá a loiça e lave quando estiver cheia. Será mais fácil assim ter lugar para a loiça do jantar ou do almoço, eventualmente.

Outro hábito que deve mesmo adotar é deixar sempre a cozinha minimamente arrumada antes de se deitar, com bancadas e chão limpo. Semanalmente, passe o frigorífico em revista, descartando o que já não se encontra em condições – aproveite para ver o que precisa de ser consumido rapidamente – e limpe-o. Faça também uma lista daquilo que se encontra em falta.

 

Não facilite antes de se deitar

O cansaço ao final do dia nunca é bom conselheiro, mas não ceda à tentação de se deitar sem dar uma arrumadela geral à casa. Brinquedos, revistas, folhetos publicitários, mantas e cobertores, cinzeiros, etc. devem ser sempre devolvidos ao seu lugar. Aproveite e prepare também as suas coisas (roupa, mala, comida) para a manhã seguinte, bem como as dos seus filhos, se necessário.

 

Banho duplamente eficiente

Termine o banho com uma passagem de água por toda a banheira ou base do poliban, especialmente no local onde mantém os produtos de higiene para remover eventuais resíduos e evitar que sequem e se acumulem. Se a banheira ou poliban for revestido por vidro, passe com um rodo de borracha, assegurando desta forma a sua limpeza.

Passe também um pouco de água no lavatório para eliminar cabelos e restos de pasta de dentes.

 

Cada coisa em seu lugar

Ter um lugar para tudo é essencial para manter a casa organizada e arrumada. Para isto é necessário espaço, que, regra geral, escasseia por excesso de roupa e tralha. Habitue-se a passar os armários em revista periodicamente para separar o que não precisa e já não usa. Deite fora (recicle se for o caso) o que não estiver em condições e dê ou venda em sites e lojas apropriadas o restante.