Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Cinco passos simples para melhorar o Wi-Fi em casaCinco passos simples para melhorar o Wi-Fi em casa

Cinco passos simples para melhorar o Wi-Fi em casa

Cinco passos simples para melhorar o Wi-Fi em casa

Apanha Internet na sala mas, quando chega ao quarto, nem sinal da mesma? Algumas mudanças em casa podem ser suficientes para ter rede com qualidade de sinal em todas as divisões. Não precisa gastar mais dinheiro na compra de equipamento para melhorar o sinal da sua rede sem fios por toda a casa.

1. Eleve o router, especialmente se o tiver junto ao chão. Em casas de dois pisos, o ideal é colocá-lo no superior, num local central; se não for o caso, uma prateleira alta é uma boa opção.

2. Redecore a casa, posicionando os móveis de maior dimensão junto das paredes exteriores da casa – o que nem sempre se revelará viável, naturalmente, mas aqueles em que for possível é de tentar. Os sinais que não precisam viajar através de móveis grandes e desajeitados farão com que a receção melhore.

3. Se tiver muitos espelhos espalhados pela casa, a solução poderá passar por retirar alguns, uma vez que poderão estar a refletir os sinais de Wi-Fi. Contudo, uma superfície refletora – espelho, folha de alumínio, CD ou DVD, por exemplo – “estrategicamente” colocada atrás do router pode alargar a sua área de cobertura.

4. Micro-ondas, telemóveis, telefones sem fios, cabos de computador e, durante a quadra natalícia, enfeites luminosos são itens que também deverá manter afastados em nome de uma melhor cobertura Wi-Fi em casa.

5. Caso nada disto tenha qualquer impacto na cobertura Wi-Fi em casa, tem ainda várias opções alternativas a considerar, embora possa ter de recorrer a um especialista, se a sua relação com o computador for além de utilizador: i) reforçar, se ainda o fez, a segurança da sua rede de Wi-Fi com uma password para impedir o acesso à mesma por terceiros – aproveite para tornar a sua rede “invisível” (basta desmarcar a opção Enable SSID Broadcast na configuração do seu ponto de acesso); ii) mudar o canal do router, dado o seu sinal poder estar a sofrer interferências de algum dos vizinhos; iii) certificar-se que o firmware do router está atualizado; iv) limitar o número de dispositivos suportados pela sua rede Wi-Fi através de endereços Media Access Control (MAC); v) ajustar, se possível, a frequência para os 5GHz, o que reduz a interferência da maior parte dos aparelhos eletrónicos, que funcionam com uma frequência de 2,4 GHz.