Condução mais segura com scooters
Condução mais segura com scooters
Cobiçadas pela sua “ligeireza” no trânsito e pela economia de consumo e manutenção, as scooters multiplicam-se a olhos vistos nas nossas estradas. Saiba o que fazer para conduzi-las com mais segurança.
Desde que condutores de ligeiros ou titulares de licença de condução de ciclomotores passaram legalmente a poder conduzir motociclos com cilindrada até 125 cc, as vendas deste tipo de veículos dispararam, como aliás seria previsível: além de mais baratos e económicos em termos de consumo e manutenção, são também práticos, sobretudo em situações de tráfego intenso.
Se adquiriu ou pensa adquirir uma scooter para se deslocar no dia a dia, há regras básicas de segurança que deve respeitar ao conduzir para sua segurança – em caso de acidente, estes veículos oferecem pouca o nenhuma proteção – e para a dos demais condutores.
Familiarizar-se com a sua scooter é essencial, por isso não hesite em praticar numa zona pouco movimentada antes de se “fazer à estrada” propriamente dita. Aproveite também para ler o manual e saber quando é que é necessário tratar da sua manutenção ou revisão.
Proteja-se. Capacete é obrigatório, mas luvas, casaco/blusão adequado com proteções nos ombros, cotovelos, calçado apropriado, para proteger pés e tornozelos são essenciais – mesmo no verão – para preservar a sua integridade física.
Faça-se visível. Conduza sempre com as luzes ligadas e use equipamento refletor.
Vigilante, sempre. Tenha sempre em atenção que o ângulo de visão dos outros veículos pode ser comprometido e basta a abertura de uma porta para provocar um acidente. Vigie o caminho à sua frente e habitue-se a prever obstáculos. Olhe frequentemente para o retrovisor e não se esqueça nunca de ligar o pisca antes de virar. Manter-se concentrado no que está a fazer é essencial; “esqueça as publicidades, deixe o telemóvel vibrar, não olhe para os peões nas passadeiras quando o sinal está verde para si, deixe para trás as confusões entre transeuntes ou acidentados, o seu objetivo está à frente da sua mota”, alerta a PSP.
Redobre o cuidado com passageiros. Antes de mais, certifique-se que a sua scooter pode transportar passageiros em segurança, que há espaço suficiente no banco e apoio para os pés. Confirme se é necessário ajustar a pressão dos pneus quando transportar um passageiro ou carga e lembre-se que tem de dar um maior tempo de travagem. Mais uma vez, convém praticar um pouco antes de se aventurar numa estrada movimentada.
Faça um curso de condução segura ou defensiva de scooters, opção que deve ser ponderada inclusivamente por condutores de duas (ou três) rodas mais experientes. É um investimento acessível que será largamente compensado. Algumas marcas, como a Honda têm escolas de pilotagem, por isso informe-se quando adquirir a sua scooter, mas pode também frequentar os oferecidos pela Prevenção Rodoviária Portuguesa.