Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Cozinha: o local ideal para reduzir ainda mais a fatura da águaCozinha: o local ideal para reduzir ainda mais a fatura da água

Cozinha: o local ideal para reduzir ainda mais a fatura da água

Cozinha: o local ideal para reduzir ainda mais a fatura da água

Colocar um redutor de caudal na torneira, só usar a máquina da loiça quando esta está cheia e fechar a torneira enquanto lava as mãos são passos importantes para reduzir o consumo de água e preservar este recurso. Mas não são os únicos.

Preservar um recurso natural tão importante como a água é essencial, sobretudo quando a sua escassez ameaça já bastantes regiões em todo o planeta e o nosso país não é exceção. Se já deu os primeiros passos, prepare-se para dar os seguintes e o caminho pode começar já na cozinha.

 

Evite o escorredor na lavagem

Vegetais e legumes, regra geral, lavam-se bem num alguidar ou tijela com alguma água, com a vantagem adicional de poder usar essa água para regar plantas – tal como a água de cozer massa, depois de fria -, se as tiver. Recorrer a um escorredor para lavagem não traz quaisquer benefícios acrescidos e aumenta bastante o consumo de água.

 

Atenção à descongelação

Peças de carne ou peixe, por exemplo, descongelam mais rapidamente se colocadas de molho em água tépida ou mesmo fria ou sob água corrente, mas o mesmo acontece se as deixar no frigorífico de um dia para o outro. Se se habituar a planear as suas refeições atempadamente, evitará o gasto desnecessário de alguns litros de água.

 

Ao vapor, por favor

Além de preservar uma quantidade substancialmente maior de alimentos, cozinhá-los a vapor em vez de os cozer garante igualmente um melhor sabor e é necessária pouquíssima água no tacho. Lembre-se que esta água pode frequentemente ser usada para fazer caldo de legumes, que pode congelar para usar noutra altura, ou como base de sopa. Se optar pela cozedura com água, use a suficiente para cobrir os alimentos e use uma tampa para cobrir o tacho ou panela.

 

Use e abuse das refeições num só tacho

Um único tacho, tabuleiro ou panela (incluindo as de pressão) são suficientes para preparar variadíssimas, e saborosas refeições, especialmente nos meses mais frios. As receitas multiplicam-se na net e nos livros e aconselham-se vivamente por serem fáceis de preparar e requererem muito pouco para lavar no final.

 

Na hora de lavar a loiça

Se não tem máquina de loiça ou os tachos são grandes demais e não cabem, encha o lava-loiças na hora da lavagem, um hábito que muitos ainda descuram. Se tiver máquina, evite passar a loiça antes por água. Feitas as contas, ao final de um ano, são muitos os litros contabilizados – ou não!

 

Água quente, não desperdice

Quando precisar de água quente, não deixe a fria e morna escorrer literalmente pelo cano. Coloque um recipiente sob a torneira e aproveite essa água para outra utilização.