Powered by

Cetelem
Notas em Dia

Dia da Criança: 8 dicas para se divertir com os mais novos

Dia da Criança: 8 dicas para se divertir com os mais novos

Hoje é Dia da Criança e, dadas as limitações impostas pelo contexto em que nos encontramos, é ainda mais importante comemorar esta data dedicando tempo especial às nossas crianças. Porque é dia de festa propomos algumas atividades e programas para os mais pequenos.

Atividades e programas gratuitos:


1. Visitas virtuais

Neste Dia da Criança, que tal fazer visitas virtuais sem sair da segurança da sua casa? Visite o Portugal dos Pequeninos, através do canal de Youtube da Fundação Bissaya Barreto e poderá descobrir com os mais pequenos, alguns dos monumentos presentes no parque lúdico, bem como a sua história.

O SEA LIFE também permite uma visita 360º online, totalmente grátis, onde terão a oportunidade de conhecer as mais de três mil espécies e criaturas marinhas que habitam neste aquário.

Outra opção é a  visita virtual ao Parque Biológico de Gaia, uma área agro-florestal, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas.

2. Teatro sem sair de casa

O Teatro Nacional D. Maria II tem uma programação especial para o Dia da Criança. O dia começa às 11 horas da manhã, com duas histórias na Salinha Online. Depois, às 14 horas, poderão assistir ao espetáculo Insuflável, apresentado no D. Maria II em 2019. A peça é dirigida para maiores de seis anos e conta com interpretação em língua gestual portuguesa. Às 17 horas haverá uma sessão especial do Clube dos Poetas Vivos dedicada a Poesia para Crianças.

3.  Cinema sem sair do carro

A iniciativa do cinema drive-in é da Comi Con Portugal e a primeira sessão acontece neste Dia da Criança, a partir das 20h, no Jardim Municipal de Oeiras, com a antestreia do filme “O Meu Espião”, um filme familiar de comédia e ação, protagonizado por Dave Bautista. O ator é JJ, um experiente agente da CIA, que se vê despromovido e controlado por Sophie (Chloe Coleman), uma miúda de nove anos que descobre o seu disfarce e o convence a ensinar-lhe a ser uma espia.

4. Vamos ao Museu?

O Museu Arqueológico do Carmo reabre neste Dia da Criança, com entrada gratuita, e com atividades para as crianças, jovens e toda a família.

Se prefere ficar por casa, existem vários museus que dispõem de visitas online: Museu Calouste Gulbenkian, Panteão Nacional, Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional dos Coches, Mosteiro de Alcobaça, Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos

5. Jogos e atividades em família

Existem várias formas de entreter os mais pequenos em casa. Pode começar por partilhar com os mais novos os jogos da sua infância. Existem várias opções: jogar ao berlinde, jogo do fio ou o jogo do mata. Outra das opções, passa pelos tradicionais jogos de tabuleiro.  

Jogos de mimica, caças ao tesouro, fazer trabalhos manuais, criar histórias ou experiências culinárias com os mais novos, são outras formas de os entreter e de passarem um bom momento em família, é só preciso imaginação.

Atividades e Programas Pagos:

1.  Pronto para a aventura?

Neste Dia da Criança aproveite para dar um passeio com elas e, se tiver oportunidade, leve-os a um dos muitos espaços que vão estar abertos e com atividades dedicadas às crianças e famílias. O Portugal dos Pequeninos, o Badoca Safari Park, e o SEA LIFE, reabrem neste Dia da Criança, sendo que, as crianças até aos 13 anos não pagam entrada no Portugal dos Pequeninos, durante o mês de junho.  O SEA LIFE está com mais de 30% de desconto até dia 5 de junho.

O Pavilhão do Conhecimento é outro dos espaços com reabertura marcada para este dia, com entrada gratuita para crianças até aos 11 anos. Entre as 10.00 e as 18.00 espera-os um dia cheio de surpresas e desafios com muita ciência à mistura, começando com uma receção aos exploradores, com música, pipocas e bolas de sabão gigantes. Os mais pequenos vão ter ainda a oportunidade de fazer experiências e um safari fotográfico. O programa pode ser consultado aqui.

Para assinalar o Dia da Criança o Jardim Zoológico de Lisboa, desafia os visitantes através de um peddy paper em diferentes habitats, para conhecer e rever as crias do último ano. O desafio decorre durante o horário de funcionamento do Zoo, entre as 10h e as 20h.

Não se esqueça que, onde quer que vá, deve cumprir as normas de segurança e distanciamento social.

2. Salvador, o Pequeno Herói

Para este Dia da Criança, o movimento tech4COVID19 sugere um presente muito especial para os mais novos, como forma de os sensibilizar para a situação atual que vivemos. O livro “Salvador, o Pequeno Herói”, um conto infantil pedagógico que pretende ajudar os mais novos a compreender a pandemia do novo coronavírus.  O valor (10,60€) reverte integralmente para o projeto Student Keep, que consiste na angariação de equipamento informático e posterior doação a alunos sem acesso a computador. Pode ler o livro em família ou oferecer a uma criança.

3. Alguém falou em presentes?

A abertura de presentes é um dos momentos mais esperados do Dia da Criança. E por esta altura são muitas as lojas que estão com descontos especiais, especialmente para os mais novos. Além dos tradicionais brinquedos, uma boa alternativa são os jogos lúdicos da Science4you que juntam o melhor de dois mundos: a brincadeira com a aprendizagem.

Feliz dia da Criança!