Dicas para uma despensa bem organizada
Dicas para uma despensa bem organizada
Organizar e, acima de tudo, manter a sua despensa organizada, ganhando simultaneamente espaço, é mais fácil do que parece. Ficam algumas dicas.
Latas há anos nas prateleiras, pacotes de batatas fritas abertos e frascos de legumes escondidos de tal maneira que usá-los para o jantar é quase impossível? Se é este o cenário na sua despensa, não desespere. Um pouco de organização e dedicação é tudo o que necessita.
Limpo e separado
Comece por retirar tudo o que tem na despensa. Passe em revista os produtos alimentares: deite fora os produtos cujo prazo de validade já expirou – lembre-se, no entanto, que enlatados, massas, bolachas, batatas fritas, açúcar, legumes secos, entre outros alimentos podem ser consumidos fora de prazo, desde que não apresentem alterações de cheiro ou aspeto, por exemplo – ou que já não estejam em condições. Em caso de dúvida, deite fora.
Hora de pôr tudo no lugar
Quando voltar a arrumar os produtos, organize-os por zonas – pequeno-almoço, bolos e sobremesas, snacks, molhos, massas, legumes, detergentes roupa/cozinha/WC, etc. -, com os produtos de uso diário ao nível dos olhos. Produtos mais pesados devem ficar nas prateleiras de baixo e os de uso pouco frequente nas de cima.
Recipientes
Investir em recipientes transparentes e encaixáveis é sempre a melhor opção, de preferência estreitos e altos para os produtos de maior consumo (arroz, massa, grão, feijão, açúcar, farinha, etc.) para conseguir arrumar mais coisas nas prateleiras. Por cima, disponha recipientes do mesmo modelo mas mais baixos, para açúcar mascavado, amido de milho, pão ralado, etc. Não se esqueça de identificar o seu conteúdo com uma etiqueta.
Cantos eficientes
Otimize o espaço junte aos cantos com pratos ou estantes giratórios, que facilitam o acesso aos vários produtos e evita que fiquem esquecidos.
Porta, tantas vezes desaproveitada
O lado interior da porta da despensa é muito pouco aproveitada, situação que pode inverter facilmente recorrendo simplesmente a um organizador de sapatos com divisórias de plástico, de preferência, transparentes. Use-o para colocar molhos, frascos, especiarias. Instalar vários toalheiros/barras de toalhas compridos a toda a largura da porta pode transformá-la num suporte de tampas de tacho e panelas de excelência – apoie-as na vertical apoiando a tampa sobre a barra.
Sim aos organizadores
Uma busca na net por organizadores de cozinha e de interiores de armário oferece-lhe um leque variado de soluções ganha-espaço que lhe permitem rentabilizar o espaço disponível. De montagem fácil, basta apenas encaixar ou colocar sobre a prateleira.
Versáteis, os cestos para esponjas
Comercializados em plástico ou em inox, entre outras opções, os cestos normalmente vendidos para esponjas de cozinha ou acessórios de banho são uma opção barata ideal para ocupar o espaço livre que fica entre as paredes da despensa e a porta. Especiarias e snacks em pacote guardam-se particularmente bem aqui.
Parede livre?
Se tiver uma parede da despensa livre, experimente forrá-la com placa perfurada. Tudo o que precisa depois são uns ganchos para pendurar o que der mais jeito, desde tachos e caçarolas a utensílios de cozinha, pacotes, sacos de compras, vassoura e esfregona, etc.
Comodidade e segurança
Um escadote de dois ou três degraus acomoda-se facilmente atrás da porta e permite-lhe chegar sem esforço nem sobressaltos a qualquer parte da sua despensa. Decididamente é um investimento que compensa.