Notas em Dia
Pulseira da PSP “Estou Aqui”: o que é e como solicitarPulseira da PSP “Estou Aqui”: o que é e como solicitar

Pulseira da PSP “Estou Aqui”: o que é e como solicitar

Pulseira da PSP “Estou Aqui”: o que é e como solicitar

O programa Estou Aqui da Polícia de Segurança Pública (PSP) disponibiliza uma pulseira, gratuita, que permite rapidamente o contacto e o reencontro de crianças e pessoas vulneráveis com os pais ou outra pessoa responsável. Conheça o programa e saiba como solicitar a pulseira.

Uma iniciativa da Polícia de Segurança Pública (PSP), o programa Estou Aqui foi criado para proteger crianças e também adultos vulneráveis, como por exemplo, doentes de Alzheimer ou pessoas em risco de desorientação ou de perda de memória2, mesmo que momentânea, na via pública. Trata-se de um programa especialmente útil em férias ou eventos com muitas pessoas, ou para crianças/adultos vulneráveis com dificuldades de comunicação, uma vez que assegura uma rede de proteção e apoio célere em caso de perda ou desorientação.

O programa consiste na atribuição gratuita de uma pulseira de identificação com um código alfanumérico único, associado a uma base de dados da PSP. Esta pulseira permite, em caso de perda, que quem encontrar a criança ou o adulto vulnerável contacte o número de emergência 112, informando a localização e o código da pulseira, para que a PSP possa rapidamente contactar os responsáveis e promover o reencontro familiar.

“Estou Aqui” para crianças

A pulseira, gratuita, destina-se a crianças dos 2 aos 15 anos, mas poderá ser facultada, excecionalmente, a crianças de idade inferior a 2 anos se estas forem, comprovadamente, capazes de andar sozinhas. Para a solicitar deve fazer a inscrição no programa através do preenchimento do formulário online, cujos dados são única e exclusivamente geridos pela PSP. O pedido pode ser feito pelos pais, tutores ou responsáveis pelas crianças, ou por instituições, como escolas, infantários, campos de férias, etc. até ao máximo de 25 crianças por grupo. No preenchimento do formulário devem ser informados os contactos de emergência a utilizar no caso de a criança ser encontrada. Posteriormente é feito o levantamento da pulseira na esquadra que selecionou no momento da inscrição.

As pulseiras para crianças são válidas até ao final do ano civil em que é emitida, sendo necessário pedir uma nova todos os anos, e funcionam em todos os países da União Europeia cujo número de emergência seja o 112.

Caso seja necessário fazer alteração dos dados ou fazer o seu cancelamento devido a degradação ou extravio, o pedido deve ser efetuado por email para estouaqui@psp.pt indicando o n.º da pulseira, e-mail e contato telefónico indicados no registo.

Desenvolvidas com elevados padrões de exigência, as pulseiras Estou Aqui® são constituídas por uma fita em tecido resistente, que aguenta até 12 meses sem perder qualidade, contêm um código alfanumérico e a inscrição “CALL/Liga 112”. Concebidas a pensar em todas as crianças, mesmo as mais ativas, estas pulseiras são pedidas sobretudo nas férias, altura em que as rotinas se alteram mais e as crianças se encontram frequentemente em locais pouco familiares. Podem, no entanto, ser usadas no dia a dia, se os pais, tutores ou responsáveis pelas crianças assim o desejarem.

“Estou Aqui” para adultos

Inspirado no programa inicialmente desenvolvido para crianças, o Estou Aqui Adultos é orientado para pessoas adultas sem limite de idade, especialmente os mais vulneráveis, como pessoas com Alzheimer ou com o estado de consciência e/ou de vigília alterado e idosos autónomos com alguma debilidade, para que possam ser identificados rapidamente e encaminhados para o contacto dado como de emergência.

O Estou Aqui Adultos tem uma longevidade de dois anos, período após o qual é necessário novo registo e nova pulseira – um mês antes do seu término é emitido um lembrete para avisar.

Para aceder à pulseira (gratuita, pessoal e intransmissível) e integrar o programa Estou Aqui Adultos, deverá fazer o registo prévio online e, em seguida, deslocar-se à esquadra escolhida para levantar e validar a mesma. A inscrição neste programa pode ser feita pelo próprio ou por um terceiro – instituição/cuidador responsável, através da opção Pedido Instituição/Cuidador. No caso das Instituições, pode ser efetuado um único registo para vários utilizadores.

Caso seja necessário fazer alteração dos dados o pedido deve ser efetuado por email para estouaqui@psp.pt.