Notas em Dia
Mais produtivo em 6 passosMais produtivo em 6 passos

Mais produtivo em 6 passos

Mais produtivo em 6 passos

Os dias chegam ao fim num piscar de olhos e parece-lhe não ter tempo para nada. Saiba como aumentar a sua produtividade e aproveitar melhor o seu tempo.

1. Mais produtivo em 6 passos

Os dias chegam ao fim num piscar de olhos e parece-lhe não ter tempo para nada. Saiba como aumentar a sua produtividade e aproveitar melhor o seu tempo. Uma boa noite de sono

Dormir um sono reparador é essencial para um dia produtivo. Procure, por isso, dormir sete ou oito horas por noite. Se não for possível, tente pelo menos dormir o melhor possível.

 

2. Ao acordar, simplifique

Para começar o dia em grande nada melhor do que estabelecer uma boa rotina matinal. Se partilha a casa de banho com mais elementos da família, crie um horário para evitar filas e stresse logo pela manhã e otimize o tempo que tem disponível: adiante, por exemplo, o pequeno-almoço no dia ou fim de semana anteriores e sente-se e coma tranquilo sem distrações tecnológicas – aliás, deve apenas “ligar-se” depois de vestido e do pequeno-almoço tomado.

Deixe também preparado de véspera o que pretende vestir (sapatos, acessórios e mala incluídos), bem como o almoço e snacks, se costuma levá-los para o emprego.

Para não se esquecer de nada, faça uma lista de artigos essenciais.

 

3. Uma coisa de cada vez

Depressa e bem há pouco quem, já diz o ditado e a verdade é que por muito que tenha de fazer ao longo do dia não adiantará muito se se dividir por um sem-número de coisas em simultâneo. Faça uma lista do que tem de fazer e priorize as diferentes tarefas com base em importância e urgência. Assim que conseguir despachar o mais importante, é mais fácil e menos stressante lidar com o restante.

 

4. Desligue as notificações

E-mails, mensagem, notificações de redes sociais são um fator de distração que não precisa quando se encontra concentrado numa tarefa, por isso desligue as respetivas notificações e opte por consultá-las quando tiver terminado ou apenas se necessário.

 

5 . Melhore a gestão do tempo

Se as horas parecem sempre fugir-lhe, o problema pode não residir na carga de trabalho, mas antes na gestão não otimizada do seu tempo. A solução pode encontrar-se por exemplo no Rescue Time, um programa que lhe mostra como passa o tempo, proporcionando-lhe simultaneamente ferramentas para aumentar a produtividade, ou no Remember the Milk, por exemplo.

6. Tempo para uma pausa

Concentrar-se horas a fio, ao contrário do que possa parecer, não aumenta a produtividade, levando apenas à exaustão cerebral. Experimente fazer uma pausa de cinco minutos após cada 25 de trabalho – atenção, no entanto: consultar mails ou ligar-se ao Facebook não reúne os requisitos para ser considerado uma pausa produtiva. Levante-se antes, vá beber água, por exemplo.