Melhor visibilidade ao volante para uma condução mais segura
Melhor visibilidade ao volante para uma condução mais segura
Ver bem enquanto conduz é essencial para a sua segurança na estrada, assim como a dos demais condutores e peões, reduzindo o risco de acidentes.
Pontos cegos
Diminuir os pontos cegos, as áreas à volta do automóvel que não conseguimos ver diretamente nem através dos retrovisores, as chamadas obstruções do campo de visão, é um dos cuidados que não deve descurar no automóvel que conduzir. Regule bem os espelhos retrovisores e minimize o bloqueio visual dos encostos de cabeça ou provocado por bagagem ou casacos, por exemplo.
Faróis e lâmpadas
A iluminação proporcionada pelos automóveis é fundamental para uma boa visibilidade, por isso verifique regularmente o estado das lâmpadas e substitua-as sempre que alguma se fundir. Além de um maior risco de acidente, circular com lâmpadas fundidas dá direito a multa. Certifique-se ainda de que os faróis estão bem regulados.
Para-brisas
Mantenha o para-brisas sempre limpo, por fora e por dentro. Use regularmente um detergente indicado para remover gorduras e toda a sujidade que se acumula no mesmo. Use o sistema de ventilação e/ou ar condicionado para o desembaciar – não use as mãos; só vai piorar. E, se necessário, um produto antiembaciante. Lembre-se: o espelho de trás deve ser alvo dos mesmos cuidados.
Limpa-para-brisas
Com o tempo, as escovas limpa-para-brisas perdem a sua eficácia devido a desgaste, deformação, secura, resíduos acumulados, etc., sendo importante substituí-las sempre que deixem de limpar eficazmente.
Visão 20/20
Visite anualmente o seu oftalmologista para assegurar uma visão perfeita, sem a qual todos os cuidados anteriores serão muito em vão. Não se esqueça de indicar se sente alguns constrangimentos em conduzir à noite, longas distâncias, encadeamento, etc. O uso de lentes especiais pode ajudar a resolver o problema.