Notas em Dia
Mercados de Natal à sua esperaMercados de Natal à sua espera

Mercados de Natal à sua espera

Mercados de Natal à sua espera

Até à consoada, é ainda possível alguns fins de semana para uma escapadela a um – ou mais – mercados de Natal famosos na Europa.

Ficam a poucas horas de distância e valem bem a pena a viagem, especialmente para quem aprecia o Natal e o espírito que se vive nesta quadra. Deixe-se seduzir pelo charme das cidades do Velho Continente, engalanadas a preceito para receber as festividades desta quadra tão especial.

Cartão de visita nesta época, os mercados de Natal, localizados nas zonas históricas das cidades, convidam a sair à rua e desfrutar do que têm para oferecer, muito mais do que presentes e ornamentos para comprar. Mas também não faltam os acepipes tradicionais para provar. Nem cânticos, aos quais se pode juntar.

Obrigatórios na bagagem são bons agasalhos, casaco, luvas e cachecol, porque o frio faz-se sentir, sobretudo ao cair da noite, quando estes mercados ganham um brilho ainda mais especial. Escolhemos cinco, mas há muitos mais: Trento, Londres, Talim, Budapeste, Helsínquia…

Praga, Chéquia

Nas praças da Cidade Velha e Wenceslas (Venceslau), separadas por poucos minutos de distância a pé, encontram-se os dois mercados mais emblemáticos da cidade, com inúmeras barraquinhas para se perder. Decorrem de 25 de novembro a 6 de janeiro e não têm custo de entrada. Em cada dia poderá assistir a um concerto natalino diferente. Aproveite também para jantar: a carne de porco, os bolos com canela e o vinho quente são irrecusáveis.
Já que está na cidade, reserve algumas horas para visitar algumas das atrações mais famosas, como o relógio astronómico, o Apple Museum, que, como o nome indica, é especialmente indicado para os fãs da marca criada por Steve Jobs, o Lapidárium, etc.

De 25 de novembro a 2 de fevereiro, na Torre Jindrisska, poderá apreciar cenas do presépio em madeira esculpidas à mão por escultores de Třešť, uma pequena cidade a sudeste de Praga.

Bruxelas e Bruges, Bélgica

Durante o mês de dezembro até ao Dia de Reis, a Grand-Place de Bruxelas reinventa-se para receber o Natal, e como se o mercado, com mais de duas centenas de barraquinhas de madeira, não fosse suficiente, há ainda uma roda-gigante, carrosséis e um rinque de patinagem para compensar os chocolates, waffles, batatas fritas e outras iguarias irresistíveis. Do programa fazem ainda parte paradas, videomapping, aldeias pop up, etc. Até 5 de fevereiro, poderá aproveitar para ver a exposição Place aux artistes femmes ou Over to women artists, focada nas mulheres criadoras, no Museu da Cidade de Bruxelas, no Bracketed Space.

A cerca de uma hora de comboio de Bruxelas, a romântica e histórica cidade de Bruges transforma-se num gigante mercado de Natal. A magia tem lugar de 25 de novembro a 8 de janeiro.

Colónia e Leipzig, Alemanha

De 21 de novembro a 23 de dezembro, o Mercado de Natal de Colónia, em frente da catedral, tem muito para oferecer, não só em termos de artesanato e gastronomia – as bratwurst, salsichas tradicionais, são um must –, mas também de entretenimento com dezenas de atuações ao vivo. Para continuar a fazer compras, tem bem perto a Hohe Strasse e a Schildergasse, duas ruas de comércio muito populares. Antes disso, aproveite para visitar a catedral, de estilo gótico, o Wallraf-Richartz Museum & Fondation Corboud, com uma coleção magnífica de arte europeia dos séculos XIII-XIX, ou o Schokoladenmuseum, um templo ao chocolate, num edifício em forma de barco, com nove áreas de exposição sobre a história e a produção de chocolate. Além deste, há outros mercados natalícios na cidade que pode visitar.

Pura magia é o que oferece o Christmas Garden Köln, um tour noturno de 2 km no zoo da cidade, que se distingue pela maravilhosa iluminação de Natal, a que se aliam a possibilidade de andar no carrossel e a degustação de alimentos e bebidas quentes.  

Leipzig orgulha-se igualmente do seu mercado de Natal, o segundo mais antigo da Europa, logo a seguir a Estrasburgo. De 22 de novembro a 23 de dezembro, poderá encontrar mais de 250 bancas com decorações e presentes para toda a família e amigos. Nas pausas para descansar, aproveite as bancas de bebidas e petiscos para aquecer.
Na Alemanha, são também famosos os mercados de Natal de Nuremberga e de Dresden.

Estrasburgo, França

A cidade-sede do Parlamento Europeu acolhe todos os anos o mercado de Natal mais antigo da Europa, reunindo à sua volta habitantes e visitantes de todos os cantos do mundo. Pontos fortes além dos vários mercados que pontilham a cidade são a catedral de Notre-Dame, iluminada até ao último recanto e a árvore de Natal da praça Kléber. As iluminações são, aliás, consideradas as mais fantásticas de toda a região da Alsácia e não desapontam quem por lá passa. Nesta apelidada Capital do Natal (25 de novembro a24 de dezembro) uma coisa é certa: entretenimento não falta.

Mercado da Alegria, Porto

No nosso país, não faltam também mercados nesta quadra. É o caso, por exemplo do Mercado de Natal do Porto, nos Jardins do Palácio de Cristal, que inaugura no dia 1 de dezembro, prolongando-se até 23 do mesmo mês. Situado na Av. Das Tílias, reúne expositores com bijuteria, vestuário, artesanato, brinquedos e produtos tradicionais e alimentares, onde pode aproveitar para fazer as compras de Natal. Não faltam as iluminações e decorações típicas, assim como animação. Paralelamente, há também, workshops que pode explorar.

Mercado de Natal de Alvalade, Lisboa

Este ano na 7.ª edição, o Mercado de Natal de Alvalade abre as portas de 20 de novembro a 11 de dezembro, ocupando a Avenida da Igreja com bancas tradicionais de madeira, onde se pode inspirar para as prendas que ainda lhe faltam – com oferta de artesanato, vestuário, entre outras possibilidades, há bastante por explorar. E para saborear também se a fome apertar. Funciona entre as 10h e as 20h.

Mercado de Natal de Coimbra

De 8 a 23 de dezembro, Coimbra tem mais encantos natalícios com o regresso do Mercado de Natal à cidade. Inserido no evento Baixa Natal 22: No Coração da Cidade, uma iniciativa que inclui jantares temáticos, ateliers para crianças, concertos e workshops, entre outras atividades, dirige-se ao público de todas as idades, que aqui encontram sugestões de prendas para toda a família e amigos.