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Perdi o cartão de cidadão. E agora?Perdi o cartão de cidadão. E agora?

Perdi o cartão de cidadão. E agora?

Perdi o cartão de cidadão. E agora?

Perda ou furto, saiba como proceder se os seus documentos se extraviarem em Portugal ou no estrangeiro.

Perder os documentos significa, regra geral, perder a carteira, os cartões de débito e de crédito, já para não falar de outros artigos pessoais como fotografias, por exemplo.

Perdi a carteira, perdi o cartão de cidadão, roubaram-me o telemóvel, e agora? Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem diariamente. Por distração ou porque foi vítima de roubo, a verdade é que é um pesadelo ficar sem o dinheiro, os cartões de identificação e de crédito e débito, ou outros dados pessoais. Para além do risco de os dados pessoais serem usados para a contrafação de documentos de identificação, existe também o perigo de usurpação de identidade.

Cancelar Cartão Multibanco e de Crédito  

Caso tenha ficado sem os cartões de débito ou crédito, o primeiro passo é entrar em contacto com o seu banco para os cancelar. Assim poderá prevenir a utilização indevida e evitará pagar despesas que não forem feitas por si – a partir do momento em que cancela os cartões, fica isento de responsabilidade sobre os movimentos que possam ser feitos como levantamentos e pagamentos vários. Para agilizar o processo, convém ter o contacto da linha de apoio dos vários cartões no telemóvel.

Poderá ainda reportar a situação à SIBS (Portugal: 808 201 251 ou 217 918 780 | a partir do estrangeiro: +00 351 217 918 780), indicando o número do seu cartão e o NIB ou número da conta associada.

Para maior proteção contra utilização indevida e eventuais operações financeiras ilícitas, deverá comunicar a perda/roubo dos seus documentos – cartão de cidadão, bilhete de identidade, cartão de contribuinte, passaporte e/ou autorização ou título de residência – ao Banco de Portugal.

Leia também sobre outras proteções ao cartão de crédito.

Avisar a polícia que perdi a carteira

Assim que der por falta dos seus documentos, seja porque os perdeu algures ou porque foi vítima de furto, deve participar de imediato às autoridades, esteja em Portugal ou num país estrangeiro. Caso tenha acontecido quando se encontrava num centro comercial, museu, transporte público, etc, deve alertar os responsáveis e deixar um contacto caso os pertences sejam entregues nos Perdidos e Achados, por exemplo. E quando participar à polícia, solicite sempre um comprovativo de que a participação foi feita.

Balcão Perdi a Carteira

Em Portugal, pode dirigir-se ao Balcão Perdi a Carteira, nas Laranjeiras, em Lisboa, depois de agendamento prévio, e solicitar presencialmente a substituição dos documentos, devido a perda, roubo, furto ou alteração dos seus dados pessoais (nome e morada).

“Se perder ou for roubado o Cartão de Cidadão deve proceder à substituição com a maior brevidade possível. O cidadão deve também comunicar esta ocorrência ao Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), para permitir a realização do cancelamento do seu cartão. Esta comunicação pode ser efetuada presencial ou telefonicamente, sendo necessário o Código de Cancelamento constante da Carta PIN enviada para o cidadão”, lê-se no site.
No estrangeiro, deve depois entrar em contacto com a embaixada ou consulado para proceder à sua substituição.

Perdidos e Achados Polícia

Criado pelo Ministério da Administração Interna para “permitir uma pesquisa rápida e simples sobre bens achados que foram entregues às forças de segurança (GNR e PSP)”, o site Perdidos e Achados pode revelar-se útil para recuperar o que perdeu, não só documentos e cartões, como outros artigos como relógios, joias/bijutaria, etc. – animais, automóveis, entre outros bens móveis, não estão incluídos.

Perdi o telemóvel


Muito mais do que a perda de contactos, a perda ou roubo de telemóvel atualmente significa ver-se privado de fotografias, vídeos, bem como ser alvo de acesso indevido e frequentemente malicioso a aplicações e dados importantes. Se lhe acontecer, entre os primeiros passos a dar é tentar localizar o aparelho via GPS e entrar em contacto com a sua operadora para bloquear o IMEI, o código digital único que identifica cada telemóvel, solicitando igualmente o bloqueio do terminal. Para bloquear o IMEI online deverá igualmente apresentar queixa online . Também pode participar diretamente numa esquadra da polícia.

Onde pedir segunda via dos documentos

Com a perda ou furto da carteira, é provável que fique sem documentos como seguro de saúde, cartão de beneficiário de cuidados de saúde, entre outros. Se assim for, deve comunicar às instituições responsáveis para os cancelar e pedir nova via.

Cartão de Cidadão – No caso deste documento, deverá proceder ao cancelamento do Cartão de Cidadão, que pode ser feito online, no prazo de 10 dias depois da perda, destruição ou furto, por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351 210 990 111), ou ainda presencialmente.

Para renovar este documento deverá pedir 2ª via do cartão do cidadão online ou presencialmente.

Documento Único de Circulação – Em caso de perda, roubo ou destruição, pode pedir uma segunda via online ou ao balcão, nos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado ou nos Balcões das Lojas de Cidadão que disponibilizam o serviço. No caso de encontrar o documento perdido, o requerente deve assumir o compromisso de entregar, no serviço competente, o exemplar que vier a ser recuperado.

Cartão de beneficiário da ADSE – Pode ser pedido presencialmente – junto da entidade empregadora para beneficiários no ativo, Balcões de atendimento da Entidade, Lojas de Cidadão e Espaços Cidadão que disponibilizam o serviço ou por correio.

Cartão Europeu de Seguro de Doença – Poderá pedi-lo à instituição de Segurança Social ou ao subsistema de saúde que o abrange para que seja enviado por e-mail um Certificado Provisório de Substituição (CPS).

A saber: Em caso de perda ou roubo de mala, telemóvel, chaves de automóvel, óculos ou mesmo documentação, um seguro de proteção de bens e dados pode assegurar-lhe a proteção das suas compras com cartão ou roubo em ATM, assim como o reembolso de artigos vários e acesso a serviços informáticos variados e serviços gerais como atendimento psicológico, entre outros.