Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Poupar na viagem e o ambientePoupar na viagem e o ambiente

Poupar na viagem e o ambiente

Poupar na viagem e o ambiente

São muitas as opções que se podem tomar em prol do ambiente, sem prescindir de conforto e economizando pelo caminho.

Leve q.b.

Menos bagagem significa menos peso e menos peso significa gastos mais eficientes de combustível – o que o ambiente agradece, independentemente de se deslocar de carro, autocarro ou avião, por exemplo. No último caso permite-lhe ainda reduzir custos, uma vez que na cabina não há taxas para malas de tamanho standard – desde que não leve mais do que uma, por norma. Optar por peças de roupa facilmente conjugáveis para conseguir obter vários looks distintos é a chave para o sucesso. Otimizar a forma de fazer a mala é outra das possibilidades – uma pesquisa no Google dá-lhe acesso a tutoriais suficientes num só clique.

 

Económico, por favor!

Se precisar de alugar carro, prefira os modelos compactos, mais económicos, não só no consumo como na tarifa diária de aluguer. Apesar de os híbridos serem uma boa opção, têm a desvantagem do preço que é geralmente superior.

Se o carro não for essencial, recorra antes aos transportes públicos ou à bicicleta, por exemplo. Aproveite também para andar. Independentemente da alternativa que escolher, esta será sempre uma melhor oportunidade para conhecer o local de destino bem como os seus habitantes.

 

Garrafa, porque te quero!

Exceto nos casos de destinos onde não é aconselhável beber água da torneira, habitue-se a levar uma garrafa reutilizável sempre consigo – trate-se de a levar em viagem ou para o emprego ou praia. Se ainda não se deixou convencer, pense em destinos como a Suíça, por exemplo, onde uma garrafa de água pequena atinge facilmente os 4€.

 

Pegada ainda mais pequena

Tente reduzir ao máximo a sua pegada ecológica. Gestos tão simples como não exigir mudança de toalhas ou lençóis todos os dias – hábito que decerto não tem em casa –, desligar o ar condicionado quando sai ou apagar as luzes de que não necessita fazem já muita diferença.

 

Informe-se!

Visitas guiadas ou excursões que envolvem animais – ou mesmo pessoas, em alguns casos – nem sempre têm o bem-estar dos mesmos em consideração. Procure informar-se antes de se envolver.

 

Antes de sair de casa

Não deixe televisão, aparelhagem, computador, etc., em standby – desligue-os simplesmente. Por poucos dias que esteja fora, será sempre menor o dispêndio de energia.