Notas em Dia
Troca de artigos sem talão de oferta ou recibo, sabia que é possível?Troca de artigos sem talão de oferta ou recibo, sabia que é possível?

Troca de artigos sem talão de oferta ou recibo, sabia que é possível?

Troca de artigos sem talão de oferta ou recibo, sabia que é possível?

Dos pijamas de que não gostamos à roupa que não serve, brinquedos e gadgets repetidos, no Natal as trocas são uma constante e podem ser feitas sem recibo de compra, o que muitas pessoas desconhecem.

Época de partilha de prendas por excelência, o Natal é também provavelmente a altura do ano em que mais artigos são trocados e devolvidos nas lojas pelas mais variadas razões. Seja porque o tamanho é errado, o artigo é repetido, por se precisar mais de outra coisa ou simplesmente porque não se gosta ou não se vai usar. No caso de artigos com algum defeito, de acordo com a legislação europeia, os consumidores têm direito a uma garantia mínima de dois anos (garantia legal) que lhes assegura uma proteção contra produtos defeituosos, que não sejam conformes com a descrição do vendedor ou que não correspondam ao publicitado.

Na confusão que costuma ser a quadra natalícia e o desembrulhar das prendas, não é raro perderem-se recibos ou talões de oferta. Se lhe acontecer, nesta ou em qualquer outra altura do ano, é bom saber que é possível fazer trocas mesmo não estando na posse do talão de compra.

Compras feitas com cartão

Se fez o pagamento com cartão multibanco, a solução é simples, já que o talão multibanco é uma valiosa fonte de informação que tem todas as indicações necessárias para provar a compra: dia e hora da transação, nome, morada e NIF do estabelecimento onde foi feita, terminal de pagamento automático, número do cartão multibanco, entidade emissora e valor da compra. Neste último caso, poderá eventualmente não coincidir com o valor do artigo se tiverem sido feitas outras compras no mesmo momento, mas é um primeiro passo para ter a colaboração do vendedor. 

NIF, porque te quero!

Esta é uma das vantagens adicionais de pedir fatura com número de contribuinte na altura da compra. Se perder o talão, é possível ao comerciante fazer uma busca pelo NIF do cliente que o associa de imediato às compras feitas. Já agora, aproveite e valide regularmente as suas faturas, para ser mais fácil na hora de preencher a declaração de IRS e IVA.

Registo na loja

Entre os vários benefícios de se registar na loja/marca, como descontos, promoções antecipadas, etc., está o facto de todas as suas compras serem associadas a este mesmo registo, o que permite recuperar o comprovativo original de compra através do seu número de telefone, NIF ou cartão de cidadão.

Descarregue uma app

Atualmente, é fácil encontrar aplicações que nos ajudam a guardar e a gerir recibos e garantias de produtos, tendo-os sempre “à mão” quando precisamos e, inclusivamente, saber quando as garantias estão a expirar. É o caso da BillsBox: Warranty Tracker & Receipt Keeper, da KEEP WARRANTY (Android e iOS) ou da Warranty Keeper (Android e iOS).

Não se troca

Mesmo com comprovativo de compra, nem sempre se aceitam trocas/devoluções. É o que acontece, por exemplo, com a roupa interior e produtos de maquilhagem que já não estejam selados, artigos perecíveis como flores, artigos personalizados (como os relógios ou joalharia com gravação de inscrições), artigos que tenham sofrido danos ou que tenham sido utilizados para além da abertura da embalagem, etc.

Em caso de dúvida aquando da compra, informe-se sobre a política de trocas e devoluções.