Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Vai a uma entrevista de emprego? Não cometa estes errosVai a uma entrevista de emprego? Não cometa estes erros

Vai a uma entrevista de emprego? Não cometa estes erros

Vai a uma entrevista de emprego? Não cometa estes erros

Entrevista de emprego agendada, é tempo de se preparar para que a mesma seja bem-sucedida. Para que tudo corra pelo melhor, conheça seis erros comuns que deve evitar.

Além de chegar atrasado ou de não desligar o telemóvel durante a entrevista e independentemente da experiência ou formação, são muitos os erros frequentes que se podem evitar numa entrevista de emprego com alguma preparação prévia. Antecipá-los é meio caminho andado para o seu sucesso.

 

Apresentação demasiado descontraída

Apesar de assistirmos a uma crescente informalidade nos diferentes locais de trabalho, o melhor é apostar numa apresentação mais formal. Se conseguir o emprego, poderá então optar por algo mais informal, se for essa a regra no local.

 

Não atualizar o seu perfil nas redes sociais antecipadamente

À simples distância de um clique. É aqui que se situa a sua página de Facebook. Se está à procura de emprego, antes mesmo de enviar as candidaturas, passe em revista as redes sociais a que pertence e redefina quem pode ver o quê.

 

Falta de estudo

Uns dias antes da entrevista, informe-se bem sobre a empresa em questão e, se possível, também sobre a pessoa responsável pela entrevista. Leia e releia também muito bem a descrição da função para a qual se candidata. Isto facilitar-lhe-á igualmente a seleção dos seus pontos mais fortes para o que se pretende de si.

Mostre interesse na empresa e faça sempre algumas questões sobre a sua estratégia, cultura, modo de operação, logística, etc. (não sobre férias ou salário).

 

Excessiva informação pessoal

Quando lhe colocarem questões, evite revelar demasiada informação pessoal; é sempre melhor apostar numa abordagem relacionada com trabalho e com a sua experiência e a forma como a mesma pode contribuir de forma positiva para a empresa.

 

Ignorar as suas fraquezas

Se lhe perguntarem qual é a sua maior fraqueza, não fuja à questão, mas tente “fortalecer” o seu ponto mais fraco. Em vez de responder simplesmente que é o espanhol escrito, por exemplo, acrescente que está a ter aulas, a fazer um curso online ou simplesmente a esforçar-se para tentar melhorar. Ninguém quer ouvir dizer que é demasiado perfeccionista, o que só vai demostrar arrogância e pouca humildade da sua parte.

 

Dizer mal do seu emprego atual ou passado

Independente das razões que o levam a querer mudar de emprego, nunca diga mal do seu emprego, diretor ou empregador atual ou passado. Não é decididamente o melhor caminho a seguir, até porque pode precisar de boas referências a seu favor. Opte antes por dizer que está à procura de um desafio maior, de maiores responsabilidades ou de alargar as suas funções, por exemplo.