Bomba de calor: o que é e como funciona
Bomba de calor: o que é e como funciona
Eficientes e sustentáveis, as bombas de calor revelam-se uma boa opção na hora de manter a casa quente. Melhor ainda, são uma forma de poupar na fatura energética
Quando chega o inverno e os dias frios, pensamos sempre na melhor forma de manter a casa a uma temperatura agradável e acolhedora, de preferência sem comprometer a carteira dado o preço atual da energia. Se é o seu caso, instalar uma bomba de calor em casa poderá ser um investimento a considerar, sobretudo porque, além de assegurarem o aquecimento da casa, podem ser um sistema de aquecimento de água mais económico e sustentável.
Bomba de calor, como funciona
Bastante eficientes, funcionam através da transferência ou movimentação de calor de um local para outro, em vez de gerarem calor diretamente. Isto significa que retiram energia térmica do ar, do solo ou da água para aquecer a casa, o que faz com que se trate de uma tecnologia de aquecimento de baixo impacto ambiental. Podem também retirar o calor do ambiente interior, levando-o para o exterior, funcionando neste caso como sistema de refrigeração.
Tipos de bomba de calor
Existem vários tipos de bombas de calor:
Bomba de calor aerotérmica: São bombas de calor que usam o calor do ar (energia renovável gratuita) como energia. Contemplam bombas de calor ar-ar, que libertam o calor do ar exterior por um difusor centralizado ou ventiloconvetores, permitindo controlar a temperatura da casa. Neste tipo incluem-se ainda as bombas de calor ar-água, que transferem o calor que retiram do ar para um circuito de água que circula no sistema de difusão de calor da habitação (como o piso radiante, radiadores, teto radiante, etc.). Ou seja, além de permitir controlar a temperatura da casa pode produzir água quente sanitária.
Tome nota: As bombas de calor aerotérmicas em climas de temperaturas extremas – que não é o caso de Portugal – poderão exigir um aquecimento extra.
Bomba de calor geotérmica: São bombas de calor que usam o calor do solo como energia, processo que é feito com recurso a sistemas de recolha que se encontram enterrados no jardim. São utilizadas tanto para aquecer a casa como as águas sanitárias. Tem associados custos elevados de instalação.
Bomba de calor hidrotermal: Este tipo de bombas retira o calor da água (lençol freático ou curso de água, por exemplo) transferindo-a depois para o circuito de água de aquecimento. Só pode ser instalado em locais de fácil acesso a águas subterrâneas, pelo que a sua instalação poderá revelar-se algo dispendiosa. Permite aquecer casa e águas sanitárias.
(…)
Melhor bomba de calor
Por serem fáceis de instalar e com custos de instalação mais baixos face às geotérmicas e hidrotermais, e por terem um rendimento instantâneo elevado, as bombas de calor aerotérmicas são normalmente as preferidas. Não exigem depósitos de combustível nem de chaminé para serem instaladas e têm custos de manutenção relativamente baixos.
Convém ter em atenção que requerem algum espaço para a sua instalação e que é necessário um dimensionamento adequado para uma performance ótima. A decisão de instalar um sistema de bomba de calor deve ser acompanhada sempre de um profissional de AVAC qualificado para a escolha do tipo e tamanho mais adequado para as suas necessidades específicas.
Leia também: Melhore o conforto e a eficiência energética da sua casa
Bomba de calor: vantagens
- O que distingue as bombas de calor dos sistemas de aquecimento tradicionais é a sua eficiência energética, dado moverem o calor, não sendo necessário gerá-lo.
- Permitem aquecer não só a casa, garantindo um maior conforto, mas também a água sanitária.
- Por pouco mais do que 300 euros consegue adquirir uma bomba de calor. Há preços e modelos para todos os gostos e os valores podem ir até aos mais de 2000 euros.