Notas em Dia
Um Dia do Pai mais sustentávelUm Dia do Pai mais sustentável

Um Dia do Pai mais sustentável

Um Dia do Pai mais sustentável

Com o Dia do Pai a aproximar-se, ficam algumas sugestões para o celebrar de forma mais sustentável.

Assinalado entre nós no dia 19 de março, o Dia do Pai pode ser celebrado de formas diversas. A dois, com toda a família ou até mesmo à distância, nos casos em que a reunião não é possível, saiba como festejar este dia tão especial de forma mais sustentável.

Um passeio na Natureza

Se o tempo o permitir, que tal convidar o seu pai para uma atividade ao ar livre? Uma caminhada ou passeio de bicicleta, por exemplo, são boas formas de partilhar momentos juntos e retirar os benefícios do contacto com a Natureza.

Para os amantes de água, uma manhã de surf, uma descida de rio de caiaque ou umas horas de canyoning são garantidamente um bom programa.

Imortalizar memórias

Fazer e oferecer ao seu pai uma cápsula do tempo feita por si ou juntamente com os seus irmãos permite recordar o passado e eternizar momentos vividos juntos. Tudo o que precisa é de uma ‘cápsula’ – uma caixa à escolha – e objetos memoráveis, chamemos-lhes assim: fotografias, recortes de jornal, bilhetes de concertos, souvenirs, antigas prendas do Dia do Pai feitas por si e outros artigos variados com significado para ambos. Depois há que definir uma data futura para a abrirem novamente e juntos reviverem estes momentos.

Competição saudável

Para os pais competitivos, uma boa aposta é a 20ª edição ISAG Corrida do Pai (10 km) que se realiza no dia 17 de março, uma iniciativa que, como os organizadores explicam, visa “juntar pais e filhos de todas as idades e tem partida marcada para as 9h00, na Cidade de Matosinhos. Haverá também uma minicaminhada não competitiva de 5 km, bem como uma prova especial dedicada aos mais novos, a Kids Race, com o mesmo trajeto da prova dos 5 km e direito à medalha oficial do evento no final.

DIY

Prendas feitas pelos filhos têm um valor inestimável e tudo o que precisa é de alguma criatividade. Seja um marcador de livros, uma moldura ou um postal com fotografia e marca de mãos, por exemplo, certamente irá agradar muito. Esta é uma forma ótima de aproveitar, reciclar e reutilizar criando simultaneamente algo especial para quem dá e para quem recebe. Se imaginação não é o seu forte, um álbum ou calendário de fotos do pai e filho(s) é uma boa alternativa. Pode também criar um kit personalizado de cuidados pessoais com produtos naturais e sustentáveis. Nas lojas de desperdício zero como a Mind the Trash, Maria Granel ou Zero Plástico, entre outras, encontra sabonetes artesanais, produtos para a barba, cremes do rosto e corporais feitos com ingredientes naturais e sem químicos agressivos. Inspire-se!

Uma tarde na vinha

Para os pais – e filhos – amantes do néctar dos deuses, uma visita a uma vinha de produção sustentável com direito a prova e até mesmo refeição revelar-se-á certamente uma agradável surpresa. Só tem de marcar e desfrutar.

À volta da mesa

Partilhar uma refeição é sempre uma boa forma de aproximar as pessoas. Este ano, porque não convidar o seu pai para um almoço ou brunch num restaurante vegetariano ou mesmo vegano, sem produtos de origem animal? Informe-se sobre a oferta na sua zona e preparem-se para uma surpreendente viagem de (re)descoberta!

Um dia solidário

E que tal convidar o seu pai para, juntos, dedicarem algum tempo a realizar voluntariado junto de uma Instituição? Aproveite e junte a família, existem muitas causas nas quais os mais novos podem participar.

Encurtar a distância

Para muitos pais e filhos nem sempre é possível festejarem o Dia do Pai juntos. Não deixe que a distância os separe. Telefone, faça uma videochamada, grave um vídeo… Tudo vale a pena para tornar este dia especial.