Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Manter alguma liquidez

Saiba mais »

 | Manter alguma liquidez  | Manter alguma liquidez
Casa

Viver bem poupando mais

Publicado em 15-07-2019 por Cofina Conteúdos

Basta alterar alguns hábitos para conseguir chegar ao fim do mês com mais dinheiro na carteira sem sacrifícios. Saiba como em seis passos, embora a lista não se esgote por aqui..

E se lhe disséssemos que é possível continuar a fazer as coisas de que gosta e simultaneamente conseguir alimentar o seu pé-de-meia? Tudo o que tem a fazer é simplesmente alterar a forma como as faz.

Em segunda mão

Usado como novo é um conceito que já deixou de se usar apenas para veículos com preços bastante aliciantes. Hoje encontra bons negócios em artigos de informática, eletrodomésticos, videojogos, entre outros e muitos deles com garantia, em lojas da especialidade ou online. Confirme!

Leitores ávidos

Se é daquelas pessoas que não sobrevive sem um livro por perto, experimente a biblioteca mais próxima de casa ou do local de trabalho. Além do que pode poupar, reduz ainda o espaço ocupado em casa. Este é também um hábito que deve ser transmitido aos mais novos. Pode igualmente criar um “clube de leitura” com amigos ou colegas que partilhem o amor pelas Letras, fazendo circular os livros adquiridos.

Adote os genéricos

“Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem e com a mesma indicação terapêutica que o medicamento original, de marca, que serviu de referência”, pode ler-se no site do Infarmed, que entre as vantagens destes medicamentos aponta o facto de serem “substancialmente mais baratos do que o medicamento de referência”. Sempre que precisar de um medicamento, pode por isso optar pela versão mais em conta.
Quem diz genéricos diz também marcas brancas, igualmente uma forma de poupar dinheiro sem abdicar da qualidade.

Peça emprestado

Muitos artigos, da puericultura aos desportos de neve, passando por um sem-fim de outras categorias, dado o reduzido tempo que são utilizados e o preço a que são vendidos novos no mercado, não justificam a sua aquisição. Uma boa opção é pedir emprestado. Mais tarde, quando não precisar, só precisa de devolver e agradecer.

Alugue

Não raras vezes, compensa alugar. Da roupa para uma ocasião especial, como equipamentos desportivos, materiais de câmara de vídeo XPTO para um evento único ou campismo, por exemplo. Há muitas oportunidades para poupar.

Faça os seus presentes

Aniversários, Natal… contas feitas, as despesas podem atingir valores consideráveis, algo que pode minimizar se em vez de comprar, fizer os presentes para oferecer. Aqui há que puxar um pouco pela imaginação, mas as possibilidades são vastas – basta fazer uma busca na net. Pode igualmente oferecer tempo, tão necessário atualmente. Tempo para um café, para babysitting, passear os cães ou cuidar dos gatos nas férias… tudo ideias que o farão poupar se as puser em prática!