Notas em Dia
Dez critérios na escolha de empregoDez critérios na escolha de emprego

Dez critérios na escolha de emprego

Dez critérios na escolha de emprego

Se está à procura de uma nova oportunidade de emprego, quem sabe até enveredar por uma área diferente, conheça alguns dos critérios a não descurar para garantir um futuro profissional estimulante e uma carreira aliciante.

Prioridades precisam-se

Seja o primeiro emprego ou já se encontre no mercado de trabalho há algum tempo, convém definir prioridades, avaliando os parâmetros mais importantes para si, o que pode passar não só pela remuneração, mas também pelas perspetivas de evolução, horários, possibilidade de teletrabalho, competências, missão, ambiente de trabalho, entre outros.

Saúde financeira da empresa

É fundamental informar-se sobre a saúde financeira da empresa ou instituição a que se está a candidatar. Crescimento do negócio, posição da empresa ou instituição no seu segmento de mercado, investidores, parceiros, clientes e/ou notícias nos media são fatores a ter em conta.

Boas práticas

Organizações independentes como Top Employers Institute ou Great Place to Work dedicam-se a reconhecer e certificar, a nível nacional e global, os empregadores e as empresas que se distinguem pelas boas práticas, sendo por isso uma referência no momento de procura de emprego. Entre os dez melhores Top Employers de Portugal 2022, cuja certificação é obtida através de um rigoroso processo de avaliação de políticas e práticas globais de Recursos Humanos, encontram-se o BNP Paribas Personal Finance, entidade que também tem Certificação Continental Europeia (Top Employer Europe), a Amgen, Angelini Pharma, DHL Parcel ou a EDP Renováveis. Já da lista de melhores locais para trabalhar constam empresas como a Anturio Business Software, a Nezasa (até 50 colaboradores), o Groupe SEB Portugal, a Imaginary Cloud (51 a 100 colaboradores), a Janssen Farmacêutica Portugal, a AbbVie (101 a 500 colaboradores), a Cisco Systems Portugal, a Noesis (501 a 1000 trabalhadores), a Capgemini Portugal ou a ERA Imobiliária (mais de 1000 trabalhadores).

Remuneração e/ou outros benefícios

Embora o valor do salário seja um dos fatores principais na hora de escolher um emprego, há outros benefícios que devem entrar na equação, como a possibilidade de teletrabalho, tickets restaurante, telemóvel, carro e combustível, seguro de saúde, computador, creche, médico ou ginásio para funcionários, por exemplo.

Possibilidade e tipo de evolução na carreira

Ter noção das possibilidades de evolução profissional é também um dos aspetos a considerar durante a procura de emprego. Convém também informar-se se a empresa proporciona formação ou mentoring.

Cultura da empresa

Política de recursos humanos e práticas sociais do empregador podem dar-lhe uma boa perspetiva do que pode esperar, nomeadamente no que respeita a igualdade salarial, causas, sustentabilidade e recursos.

Valores da entidade empregadora

Certificar-se de que os valores da empresa/instituição empregadora não chocam com os seus é meio caminho andado para um futuro risonho e promissor. Questões como ambiente de trabalho, respeito pelos clientes, idoneidade, sustentabilidade, responsabilidade social, transparência, por exemplo, quando não partilhadas, podem criar problemas de difícil resolução. Pondere os prós e os contras.

Mais-valias

O que para uns pode ser importante num emprego, para outros nem sempre é o mais relevante. Antes de avançar, procure assegurar-se de que há mais-valias, tente confirmar se a descrição do emprego corresponde ao que lhe foi dito durante a seleção, se aquilo que esperam de si está em linha com as suas expectativas, avalie os meios ao seu dispor, do material à(s) equipa(s), os desafios que vai encontrar ou o tipo de funções, especialmente se estiver empregado e pensar arriscar num novo desafio profissional.

Localização

A localização, ou melhor, a distância de casa para o local de trabalho importa e há que ser tida em conta. Seja porque implica fazer a mala e mudar-se para outro local, com tudo o que isso implica, especialmente se tiver família, seja porque terá de passar duas horas em cada sentido (com portagens e combustível) para poder trabalhar, ou porque os transportes não abundam.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O teletrabalho trouxe muitos benefícios, mas também dilui a fronteira entre o espaço profissional e o pessoal. Cada vez mais as empresas optam pelo regime híbrido (teletrabalho e presencial), mas o emprego presencial ainda é muito frequente. Seja qual for a modalidade, estude bem a sua rotina e necessidades pessoais e/ou familiares antes de se comprometer com um contrato de trabalho.

Leia também: A pensar em mudar de emprego? Conheça todos os aspetos que deve considerar