Notas em Dia
Pequenos projetos que inspiram grandes mudançasPequenos projetos que inspiram grandes mudanças

Pequenos projetos que inspiram grandes mudanças

Pequenos projetos que inspiram grandes mudanças

Invista nas atividades de que gosta ou que lhe despertam curiosidade, uma excelente forma de ocupar tempo livre e, talvez, de lhe proporcionar um rendimento extra ou uma vida nova.

Abraçar um novo projeto profissional ou dedicar-se a um novo hobby, quem nunca pensou fazê-lo? Trata-se afinal de desafios com que é normal confrontarmo-nos ao longo da vida, seja por necessidade ou realização, pessoal ou profissional. Independentemente do motivo, há sempre que dar um primeiro passo, algo que tendemos a adiar, por passarem sempre outras coisas à frente, por não se ter a certeza de se ser bem-sucedido ou por não se dispor de financiamento inicial para arrancar, por exemplo. Não espere mais, deite mãos à obra. Fazer algo de que se goste, além da realização pessoal e satisfação que gera, é essencial para o equilíbrio e a saúde mental. Pode revelar-se também uma forma de desenvolver competências ou adquirir novas. E também, em muitos casos, de conseguir algum rendimento ou, quem sabe, mudar mesmo de carreira.

Plantas e flores

Se tem jeito para plantas e gosta de jardinagem, pode partilhar este seu dom com outras pessoas que tenham jardim ou varanda, mas não tempo – ou paixão – para o fazer. Os arranjos de flores e/ou ikebana podem ser também uma área a explorar e há vários workshops e cursos online ou presenciais por onde começar.

Criação de sites e blogues

Hoje em dia, há uma necessidade crescente de blogues e sites apelativos e funcionais e nem toda a gente se sente à vontade para o fazer. Se esta é uma das suas “praias”, disponibilize-se.

Personal shopping/stylist

Adora fazer compras, mas o seu orçamento não lhe permite grande margem de manobra? Tornar-se personal shopper pode ser a chave para a sua felicidade e a dos outros. Das compras de supermercado à roupa e outros artigos, há muito por onde escolher. No caso da moda, tem vários cursos à sua disposição, se pretender levar este hobby mais a fundo.

Cozinha

Para quem gosta de pôr as mãos na massa e também para aqueles com alguma curiosidade, cozinhar é um hobby que todos à sua volta apreciarão. E o melhor é que há sempre algo novo para aprender e experimentar e muitos cursos e workshops, mesmo sem sair de casa, muitos deles gratuitos e acessíveis. Outros nem tanto, mesmo online, mas se realmente gosta, o esforço acabará por compensar. Existe financiamento para projetos pessoais que pode aproveitar. Esta é uma área que pode ser rentabilizada, vendendo produtos para fora. Pode especializar-se num só ou abrir um espaço próprio ou vender para outros.

Costura

Num mundo em que a economia circular ganha terreno, a costura tem um lugar importante, para se poder arranjar ou reciclar roupa em vez de a deitar fora. E mais uma vez, oportunidades de aprender não faltam. A Maria Modista , por exemplo, tem cursos de um mês, um dia, semanas intensivas e cursos profissionais certificados. Não faltam também tutoriais no YouTube, nem cursos online que pode aproveitar. Obviamente, requer algum investimento, como máquina e costura e material, que pode ser recuperado se nalgumas horas livres (ou a tempo inteiro se assim o desejar) disponibilizar o seu trabalho. E quem diz vestuário diz têxtil-lar ou atividades como patchwork, por exemplo. Quem sabe não cria a sua própria linha de fatos de banho, de roupa para bebé ou artigos para o lar.

Organização pessoal

É organizado por natureza e não se importa de passar horas a pôr tudo no seu lugar para que tudo fique mais funcional? Experimente dedicar-se à organização pessoal. Da guru Marie Kondo aos tutoriais e cursos disponíveis, quem sabe não se torna especialista, com serviços requisitados. Nem todos têm uma boa capacidade de organização nem o desapego necessário para destralhar. Uma ajuda é sempre bem-vinda.

Pet walking/sitting

Com o número de patudos a aumentar de dia para dia no nosso país e horários complicados para gerir, se gostar de animais e tiver algum tempo livre, aproveitar umas horas para passear ou dar assistência a animais de estimação é uma boa oportunidade de desfrutar da sua companhia e ganhar algum dinheiro com isso. Quer tirar mais partido? Invista num curso de grooming e adicione banhos e tosquias ao domicílio no seu portefólio.

Pintura & desenho

Se gosta de pintar/desenhar ou gostava de aprender, talvez este seja o empurrão de que necessita para se atirar de cabeça e dar asas à imaginação. Depois o céu é o limite. De ilustrações para fins variados a quadros e pinturas de tecido ou de murais em paredes, tem muito por onde se especializar.

Tome nota

Poderíamos acrescentar maquilhagem, fotografia, macramé, arranjo de brinquedos ou de pequenos eletrodomésticos, restauro/transformação de móveis, planeamento de eventos… a lista de atividades de lazer que pode ou não transformar num pequeno ou grande negócio não se esgota minimamente por aqui, até porque cada pessoa é única e os gostos multiplicam-se. Se pretende fazer dinheiro com a atividade de que gosta, lembre-se de que a divulgação é essencial, através de redes sociais e/ou site, bem como de passa-palavra.