Notas em Dia
Os 3 Porquinhos e os DinheirosOs 3 Porquinhos e os Dinheiros

Os 3 Porquinhos e os Dinheiros

Os 3 Porquinhos e os Dinheiros

Era uma vez três porquinhos irmãos, o porquinho Soneca, o porquinho Traquina e o porquinho Supimpa. Os três irmãozinhos gostavam muito de brincar nos prados verdejantes, corriam, saltavam e adoravam encher-se de guloseimas.

Um belo dia, a Mamã porquinha, ao ouvi-los cantar em casa, apercebeu-se de como o tempo havia passado e que os seus leitõezinhos já eram, agora, pequenos porquinhos traquinas.

Comovida com o seu crescimento, tomou uma decisão: os seus pequeninos tinham de crescer também em responsabilidade e a melhor forma de os ajudar era dando uma pequena mesada a cada um.

– Meus filhotes – disse a Mamã porquinha –, venham cá!
 Seguiram-se empurrões e tropeções e os três porquinhos correram para junto da sua mamã.

O Traquina, particularmente desastrado, entre a corrida e a risada foi contra a pilha de loiça acabada de lavar… Zás! Trás! Pás!!! Panelas pelo chão e cacos por todo o lado. 

– Catrapus que lá foi ele!!!
 Seguiram-se risadas e gritos, os três irmãos choravam de tanto rir.
 A Mamã porquinha, aflita, amparou o Traquina e disse com ar zangado aos dois filhotes mais gozões:
 – Meninos, não é bonito gozar com quem está aflito! Ai, ai, ai!
 Depois de tamanha confusão, os três irmãos finalmente se sentaram junto à Mamã porquinha que retorquiu:
 – Meus queridos, vocês já estão muito crescidos e está na hora de terem as vossas próprias responsabilidades.
 – Mas, Mamã… o que é isso de responsabilidade? Pode-se comer ou é um brinquedo novo? – perguntou, interessado, o mano Supimpa.
 – A Responsabilidade é como um superpoder de um herói mágico… é o poder de pensar cuidadosamente antes de fazer qualquer coisa, entendem? Quando se é crescido tem de se ser responsável e pensar no que pode acontecer se errarmos e tentar sempre escolher o caminho certo.
 – Vamos ser Responsáveis! – gritaram, os três porquinhos ao mesmo tempo, lutando entre si sobre quem ficaria com este superpoder.
 – Então… – interrompeu a Mamã porquinha –, todos podem ter este superpoder e, para vos ajudar a conquistá-lo, darei a cada um uma mesada de 50 dinheiros.
 Os porquinhos saltaram de alegria e juntos cantaram:
 – Vamos receber dinheiro, vamos receber dinheiro! Lá, lá lá, lá lá lá!
 O porquinho Soneca disse:
 – Vamos gastar o dinheiro em brinquedos!
 Responde o Traquina:
 – Tenho uma ideia muito melhor, vamos gastar tudo em doces!

– Manos – interrompe o porquinho Supimpa –, acho que será muito melhor guardar todas as notas que a Mamã nos der e, ao fim de uns tempos, podemos dividir esse dinheirinho em três partes: com uma das partes compramos brinquedos, com outra os doces e a terceira parte guardamos para continuar sempre a juntar.
 Os porquinhos Soneca e Traquina pensaram e decidiram em coro:
 – Naaaão!
 – Vamos gastar, vamos gastar!

Saíram cantando, enquanto o porquinho Supimpa fez contas e decidiu juntar até ao aniversário do mano Soneca, todas as suas notas.

E assim foi. No dia do aniversário do porquinho Soneca a Mamã porquinha ficou muito doente e não conseguiu dar a mesada daquele mês, nem comprar um lindo bolo de aniversário, como era hábito.

O porquinho Soneca e o porquinho Traquina ficaram sem dinheirinho e o mano Supimpa, com as suas economias, conseguiu manter-se durante esse mês, comprar um lindo bolo de aniversário ao seu mano Soneca e uma bonita prenda!Entretanto atravessado aquele período difícil, a Mamã melhorou e voltou a juntar os seus três filhotes!
 – Meninos, pensei que já fossem crescidos e responsáveis e que eu podia confiar em vocês para me ajudarem numa altura difícil… apenas tu, Supimpa, utilizaste bem o teu superpoder e conseguiste ajudar todos num momento menos bom. Se não fossem as tuas economias, tudo tinha sido mais difícil e triste.
 – Vocês, Traquina e Soneca, passarão a receber apenas 20 dinheiros cada um, o Supimpa receberá os seus 50 dinheiros e 30 dinheiros de cada um de vocês para organizar a vossa poupança familiar. Daqui a uns meses, depois de aprenderem a cumprir estas regras, volta cada um a receber a sua parte. Será a vossa segunda oportunidade e certamente irão sair-se bem melhor. Espero que vos sirva de lição. É preciso poupar, não basta comprar e brincar… Lembrem-se de que devem poupar para apuros evitar!


Autores
Rita Anes e Nuno Coelho
Design
CAETSU TWO