Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Motores

Cinco acessórios para carregar automóveis elétricos

Publicado em 27-12-2018 por Cofina Conteúdos

Se uma das resoluções para o novo ano é passar a deslocar-se de automóvel elétrico, conheça algumas das soluções, disponíveis no mercado, para o carregar.

Uma wallbox ou ponto de carregamento na garagem podem revelar-se suficientes para assegurar a carga necessária para as deslocações diárias, mas não para distâncias mais longas, situação para a qual deve precaver-se para evitar sobressaltos. O edifício onde trabalha, os hotéis e os centros comerciais são exemplos de locais que podem exigir um ou outro acessório extra para carregar o carro sem problemas.

1. Wallbox

Esta é uma opção que deve considerar para carregar o veículo elétrico em casa, se tiver garagem, se residir numa vivenda ou se o espaço de parqueamento no prédio o permitir. No mercado estão disponíveis vários modelos, mais básicos ou mais complexos. Como por exemplo, com cartão RFID, contador elétrico para controlar o consumo e tempos de carregamento, entre outras funcionalidades.

2. Cabo de modo 2 ou de carga ocasional

Uma opção que vem com o carro e que deve ter sempre por perto. É particularmente útil porque permite o carregamento em qualquer tomada convencional (Schuko) e pode ser ligado às tomadas domésticas. Uma boa solução para que não tem wallbox.

3. Cabo de ficha de modo 3 e tipo 2

Se o carro tiver conector de tipo 2 ou Mennekes, esta é uma boa opção para carregar com alguma celeridade em pontos de carregamento públicos que não possuam mangueira incorporada.

4. Cabo com ficha de modo 3 e tipo 2 ou 1

Trata-se de um cabo que é simultaneamente um adaptador. Está desenvolvido para carregar o veículo se este tiver ligação Yazaki ou SAE J1772 – uma ligação standard dos carros provenientes da Ásia ou com esta tecnologia – num ponto de carregamento sem mangueira e com ligação europeia.

5. Carregador portátil

Bastante prático e útil, possibilita o carregamento independentemente do local onde se encontrar, já que permite variar a intensidade de acordo com a corrente disponível.