Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Casa

Cinco formas de proporcionar um Natal melhor sem sair do lugar

Publicado em 26-11-2018 por Cofina Conteúdos

Deixe-se contagiar pelo espírito natalício e contribua com uns simples cliques para tornar esta quadra um pouco melhor para crianças em situações frágeis um pouco por todo o mundo

The life you can save

Fundada por Peter Singer, reconhecido como um dos filósofos contemporâneos com mais influência – a revista Time incluiu-o na lista das 100 pessoas mais influentes –e autor do livro A vida que podemos salvar: Agir agora para pôr fim à pobreza no mundo, The life you can save oferece várias possibilidades para se contribuir de forma eficaz e a custo mínimo para melhorar a vida de alguém, bem como uma Calculadora de Impacto que mostra o que o seu gesto pode fazer. Contribuadiretamente para uma ou mais causas “apadrinhadas” – crianças; mulheres & raparigas; saúde & doenças infeciosas; fome & nutrição; água & saneamento; educação; agricultura; desenvolvimento económico; investigação. Ou, se preferir há outras formas de se envolver, através da angariação de fundos ou voluntariado, por exemplo.

Médecins Sans Frontières/Médicos Sem Fronteiras

Organização médica humanitária internacional, os Médicos Sem Fronteiras oferecem assistência médica a pessoas afetadas por graves crises humanas, devido a conflitos armados, catástrofes naturais, entre outros. Para manter a sua neutralidade e independência, 96% do seu financiamento provém de fontes privadas pelo que qualquer apoio é sempre bem-vindo. Iémen, Síria, Bangladesh, Mediterrâneo, República Democrática do Congo, Albânia, são alguns dos locais – mais de 70 países – onde podemos encontrá-los.

AMI

Organização não governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos, a AMI tem como objetivos a luta contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas da guerra em todo o mundo. Além de donativos, tem loja online com venda de produtos solidários e campanhas variadas. Pode participar ainda como voluntário.

Thirst Project Portugal

Um grupo de jovens estudantes portugueses deitou mãos à obra e fez nascer o Thirst Project Portugal, “uma instituição sem fins lucrativos que trabalha diretamente com o Thirst Project nos Estados Unidos de forma a acabar com o problema da crise mundial de água em países como o Uganda ou a Swazilândia, que se faz sentir em 663 milhões de pessoas no mundo”. Cada donativo está a contribuir para diminuir o número de crianças [4.100] que morrem todos os dias por falta de acesso a água limpa.

Cuddle + Kind: bonecas feitas à mão

Um verdadeiro dois em um que fará as delícias de qualquer criança que encontre uma destas bonecas sob a árvore de Natal e também todas as outras que por cada boneca adquirida terá acesso a 10 refeições. O projeto está presente em 65 países através de uma parceria com o Programa de Refeições Escolares do Programa Mundial de Alimentos e o Children’s Hunger Fund. As bonecas são todas feitas à mão no Peru, seguindo práticas de comércio justo, o que significa que as artesãs que as fazem são também recompensadas de forma justa.

Grão a grão

A lista não se esgota minimamente por aqui. No nosso país e por este mundo fora, multiplicam-se diariamente esforços para melhorar as condições de vida das populações extremamente necessitadas, que sem o contributo de terceiros – nós – não seriam possíveis. Por pouco que seja. “Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco”, já afirmava Edmund Burke, político e filósofo irlandês no século XVII. A prova disso é que com 10 cêntimos já se consegue começar a melhorar uma vida, defende Peter Singer.