Notas em Dia
Dicas para ajudar ao sucesso dos filhos no 1.º cicloDicas para ajudar ao sucesso dos filhos no 1.º ciclo

Dicas para ajudar ao sucesso dos filhos no 1.º ciclo

Dicas para ajudar ao sucesso dos filhos no 1.º ciclo

Se tem filhos que se encontram ou vão ingressar no 1.º ciclo, saiba como se envolver em todo o processo e ajudá-los a superar esta fase tão importante do seu percurso.

O envolvimento e o apoio dos pais no percurso escolar dos filhos são essenciais para o sucesso escolar e devem começar desde o início. Se tem filhos que se encontram nesta fase ou estão prestes a iniciá-la neste ano letivo – que já se aproxima a passos largos! –, veja estes conselhos que reunimos para si.

O pequeno-almoço é muito importante!

Não é por acaso que o pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia, especialmente para as crianças, que se encontram numa fase de acelerado crescimento e desenvolvimento. Além de fornecer a energia necessária para começar bem o dia, o pequeno-almoço aumenta a concentração, a memória e estimula a atenção, entre outros benefícios. Laticínios, fruta, cereais (pão ou cereais de pequeno-almoço sem açúcar), são um bom ponto de partida.

Sono descansado

No 1.º ciclo, as crianças necessitam entre 10 e 11 horas de sono por noite, sensivelmente. Estabelecer uma rotina de sono desde cedo é imprescindível para repor energias e para o seu bom desenvolvimento, mas não só: dormir um número insuficiente de horas pode provocar comportamentos hiperativos, irritabilidade, falta de concentração, dificuldades escolares, obesidade ou mesmo diabetes, por exemplo.

Estimular é bom, ensinar nem por isso

Os pais devem propiciar as condições adequadas para o estudo, estabelecer regras – horas/períodos de estudo, pausas, etc. –, manifestando interesse pelo que os filhos estão a fazer, mas não devem procurar ensiná-los, já que muitas vezes os métodos diferem e podem baralhar as crianças. Também não devem fazer os trabalhos por eles, mas antes incentivá-los e encaminhá-los no caminho certo, que passa também por identificar os pontos menos claros e dúvidas para esclarecer com os professores. Promova a autonomia e elogie os progressos.

Local de estudo cinco estrelas

Independentemente da divisão da casa escolhida para o estudo − quarto, cozinha, sala, etc. −, é importante que, na hora de estudar, o local se encontre silencioso para facilitar a concentração e evitar distrações, organizado e com boa iluminação. É importante que o seu filho se encontre confortável e com tudo o que precisa à mão.

Reuniões precisam-se!

O envolvimento dos pais no percurso escolar dos filhos está associado a um maior sucesso escolar e para isso nada melhor do que não perder nenhuma das reuniões escolares e, mais tarde, a partir do 2.º ciclo, com o diretor de turma ou, se necessário, outros professores.

Além de ficar a conhecer o professor e os outros pais, esta é uma boa forma de acompanhar o progresso do seu filho e informar-se sobre estratégias para o ajudar, as expectativas do professor e as políticas da escola.

Sempre que considere necessário, não hesite em marcar uma reunião com o professor ou colocar-lhe quaisquer questões que possam levantar-se, ou contactá-lo através de um telefonema ou e-mail.

Importância da assiduidade

Frequentar as aulas diariamente é importante para as crianças conseguirem manter-se, praticamente sem esforço nesta fase, a par dos conteúdos programáticos e de todo o trabalho desenvolvido na sala de aula. Faltar por motivos de doença ou má-disposição pode ser inevitável, mas nestes casos procure informar-se com o professor sobre o trabalho realizado e sobre a necessidade de fazer algum trabalho complementar em casa.

Atenção, no entanto, se achar que o mal-estar do seu filho se deve a outras causas que não físicas, fale com ele e com o professor se necessário para averiguar a origem do problema e/ou ansiedade.

Escola, um tema diário

Reserve algum tempo por dia, no carro no caminho da escola para casa, quando estiver a preparar a refeição, ao jantar, antes de deitar, por exemplo, para falar com os seus filhos sobre a escola, os colegas e amigos, o que fizeram, o que mais gostou ou se encontrou algumas dificuldades. Evite perguntas cuja resposta seja simplesmente “sim” ou “não”. É importante para os filhos perceberem que os pais se interessam pela sua vida escolar e, para os pais, trata-se de uma forma de acompanharem os filhos e detetarem eventualmente algum problema ou contratempo que requeira atenção.