Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Cartão de crédito: como protegê-loCartão de crédito: como protegê-lo

Cartão de crédito: como protegê-lo

Cartão de crédito: como protegê-lo

Bastante práticos na hora de fazer compras, os cartões de crédito são um alvo bastante apetecido dos chamados amigos do alheio. Conheça alguns dos cuidados que deve ter para evitar o seu roubo ou uso fraudulento.

Bastante práticos na hora de fazer compras, os cartões de crédito são um alvo bastante apetecido dos chamados amigos do alheio. Conheça alguns dos cuidados que deve ter para evitar o seu roubo ou uso fraudulento.

Mais vale prevenir

Se o seu cartão possuir tecnologia RFID, pode reforçar a sua proteção mantendo-o em bolsas ou carteiras com bloqueio de RFID, que ajudam a evitar a cópia de dados remota.

Comunique suspeitas

Controle com frequência a sua conta e consulte o extrato regularmente para verificar operações suspeitas e sempre que se aperceber de movimentos estranhos ou erros, contacte de imediato a instituição de crédito ou banco emissor do cartão.

Não facilite

Não partilhe o número do seu cartão de crédito em redes sociais, email ou telefone, mesmo que seja por mensagem privada, nem a foto do mesmo.

Antes de efetuar qualquer operação online (Internet), ative gratuitamente o serviço 3DS).

Evite igualmente guardar os dados do cartão nas suas contas de lojas online; prefira inserir os dados em cada compra. Considere como exceções apenas os serviços que exigem pagamentos periódicos (mensais, por exemplo).

Pague com cartão online apenas em sites seguros e conhecidos. Não realize operações em sites que tenham aspeto suspeito ou que despertem alertas. Desconfie sempre de sites que exigem o número do seu cartão de crédito na fase de registo, especialmente se não estiver a fazer qualquer compra.

Não avance com compras online se o site não mostrar o símbolo de um cadeado aquando da transação.

Desfaça-o em bocadinhos

Quando receber um cartão novo, destrua o antigo, muitas vezes ainda válido, antes de o deitar fora. Corte-o com uma tesoura ou desfaça-o numa destruidora de documentos. Rasgue também a carta com o código PIN e deite-a fora depois de o memorizar. Por motivos de segurança, deverá proceder à alteração do PIN original, assim que recebe o cartão definitivo e o respetivo PIN, não devendo nunca ter o cartão definitivo e o PIN juntos.

Em viagem

Quando viajar para o estrangeiro, comunique à instituição de crédito ou banco emissor do cartão o destino e o período de tempo envolvido. Além de uma maior segurança, evita ainda ver o seu cartão bloqueado, um procedimento comum destas instituições e que obriga o titular do cartão a contactá-las para regularizar a situação e autorizar o uso do mesmo.

Atenção

No caso de não receber cartão definitivo até três semanas após adesão, deverá contactar de imediato o banco, de forma a esclarecer a situação.

Caso não receba a renovação do cartão até uma semana antes do término da validade daquele que se encontra na sua posse, deverá contactar o banco para esclarecer a situação.