Notas em Dia
Cartão de crédito: como protegê-loCartão de crédito: como protegê-lo

Cartão de crédito: como protegê-lo

Cartão de crédito: como protegê-lo

Bastante práticos na hora de fazer compras, os cartões de crédito são um alvo bastante apetecido dos chamados amigos do alheio. Conheça alguns dos cuidados que deve ter para evitar o seu roubo ou uso fraudulento.

Mais vale prevenir

Se o seu cartão possuir tecnologia RFID, pode reforçar a sua proteção mantendo-o em bolsas ou carteiras com bloqueio de RFID, que ajudam a evitar a cópia de dados remota.

Comunique suspeitas

Controle com frequência a sua conta e consulte o extrato regularmente para verificar operações suspeitas e sempre que se aperceber de movimentos estranhos ou erros, contacte de imediato a instituição de crédito ou banco emissor do cartão.

Não facilite

Não partilhe o número do seu cartão de crédito em redes sociais, email ou telefone, mesmo que seja por mensagem privada, nem a foto do mesmo.

Antes de efetuar qualquer operação online (Internet), ative gratuitamente o serviço 3DS.

Evite igualmente guardar os dados do cartão nas suas contas de lojas online; prefira inserir os dados em cada compra.

Da mesma forma, não guarde dados do seu cartão de crédito no computador. Embora facilite na hora de preencher campos solicitados, é preferível “perder” alguns minutos a tirar o cartão da carteira e usá-lo para preencher os dados que lhe são pedidos (n.º do cartão, nome do titular, validade e CVC).

Pague com cartão online apenas em sites seguros e conhecidos. Desconfie sempre de sites que exigem o número do seu cartão de crédito na fase de registo, especialmente se não estiver a fazer qualquer compra.

Não avance com compras online se o site não mostrar o símbolo de um cadeado aquando da transação nem se, em vez de https:// no URL, tiver http://. O S aqui significa segurança.

Leia também: Pagamentos seguros das compras online com cartão de crédito

Atenção aos esquemas de phishing

Uma das formas de fraude através de cartão de crédito mais frequentes é o phishing, um esquema que “ocorre quando uma entidade desconhecida (hacker) se faz passar por uma instituição ou empresa e, tenta persuadir um cliente bancário a divulgar informações pessoais, tais como palavras-passe e números de contas bancárias”, indica o Banco de Portugal. Estes dados são precisamente o tipo de informação sensível que uma instituição financeira ou outra idónea nunca lhe pedirá.

Na hora do “adeus”

Quando receber um cartão novo, rasgue a carta com o código PIN e deite-a fora depois de o memorizar e por motivos de segurança, deverá proceder à alteração do PIN original assim que o receber. Em vez de destruir o seu cartão de crédito Cetelem Black Plus se o mesmo estiver expirado ou já não o usar, pode devolvê-lo numa loja Cetelem ou por correio para ser devidamente reciclado, contribuindo assim para uma menor pegada ecológica.

Em viagem

Quando viajar para o estrangeiro, comunique à instituição de crédito ou banco emissor do cartão o destino e o período de tempo envolvido. Além de uma maior segurança, evita ainda ver o seu cartão bloqueado, um procedimento comum destas instituições e que obriga o titular do cartão a contactá-las para regularizar a situação e autorizar o uso do mesmo.

Leia também: O perigo das redes wireless gratuitas nas férias

Mantenha-se atualizado