Notas em Dia
Senhora a ler o extrato do cartão de créditoSenhora a ler o extrato do cartão de crédito

Como ler o extrato do seu cartão de crédito?

Como ler o extrato do seu cartão de crédito?

Ler de forma atenta e cuidada os extratos dos cartões de crédito é essencial para uma gestão correta do seu orçamento e para evitar situações de sobre-endividamento.

O extrato do cartão de crédito é um relatório com o histórico de movimentos associados a esse mesmo cartão, “no período a que se refere o extrato e que permite ao cliente aferir os movimentos realizados e a data e local em que ocorreram, o montante dos mesmos e o saldo utilizado após cada movimento”, indica o Banco de Portugal.

Deve ler com atenção as informações que constam nos extratos dos cartões de crédito. Desta forma poderá acompanhar a sua dívida, evitando situações de sobre-endividamento, e detetar eventuais situações de fraude. Convém por isso prestar particular atenção a:

Datas Deve ter atenção às seguintes datas quando vê o seu extrato de cartão de crédito:

  1. Data de início e fim do período a que se refere o extrato;
  2. Data-limite de pagamento, de forma a assegurar que tem fundos suficientes na sua conta;
  3. Data-limite para alterar o montante do pagamento por alguma razão;
  4. Data dos movimentos.

TAN (Taxa de Juro Anual Nominal) – Trata-se da taxa aplicada ao contrato de crédito. “Permite ao cliente saber a taxa aplicável ao seu cartão, no caso de optar por uma forma de pagamento diferente dos 100%”, explica o Banco de Portugal.

Montante a pagar O montante do pagamento a fazer depende da percentagem do montante em dívida escolhida por si – 100%, 50%, 20% ou outra selecionada. Sempre que quiser alterar este valor, precisa de saber qual a data-limite para o fazer. Se optar pela totalidade, não paga juros. Caso opte por pagar apenas o mínimo obrigatório ou apenas uma percentagem, ser-lhe-ão cobrados juros sobre o dinheiro em dívida.

Opção de pagamento – Indicação da modalidade de reembolso acordada entre a instituição financeira e o cliente, que varia entre a totalidade (100%) e um mínimo previamente definido entre ambas as partes (normalmente 5%).

Movimentos no extrato do cartão de crédito – Deve guardar os recibos de todas as transações realizadas com o seu cartão de crédito e usá-los para conferir os movimentos apresentados no seu extrato. Isto permite-lhe ter uma noção mais clara dos seus gastos.
Estar atento aos movimentos ajuda-o a cortar algumas despesas para aumentar as suas poupanças, reduzir eventuais divídas e também, a detetar eventuais situações de fraude. Caso lhe aconteça uma situação destas, deve, em primeiro lugar, contactar o serviço de apoio ao cliente da instituição financeira. E depois denunciar o acontecimento às autoridades.

Saldo – O extrato do seu cartão de crédito indica não só o montante do valor em dívida, bem como o saldo disponível para transações futuras.
Analisar o valor em dívida, tendo em conta o seu orçamento familiar é um exercício que deve fazer para evitar sobressaltos financeiros e prevenir e/ou corrigir situações de sobre-endividamento atempadamente.

Limite de crédito – Corresponde ao plafond do cartão, ou seja, o limite máximo de crédito disponibilizado ao cliente.

Forma e data-limite de pagamento Indicação da forma acordada para pagamento e data-limite para o fazer. Pode ser por débito direto ou através de referência para pagamento.

Sempre que tiver dúvidas, não hesite em contactar a sua instituição financeira!