Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Dicas para manter o valor do seu carro por mais tempoDicas para manter o valor do seu carro por mais tempo

Dicas para manter o valor do seu carro por mais tempo

Dicas para manter o valor do seu carro por mais tempo

Alguns cuidados básicos e uns minutos do seu tempo são suficientes para travar a desvalorização do seu carro e conseguir um preço melhor na hora de o trocar.

Chegada a hora de vender ou trocar o seu carro, tirar-lhe anos de vida é impossível, o que não impede de tentar mantê-lo em excelentes condições, obtendo o melhor valor possível por ele, o que em alguns casos pode traduzir-se em mais umas centenas ou mesmo milhares de euros, dependendo da marca, modelo e dedicação dispensada.

 

Impecavelmente limpo

Lavar o carro regularmente, encerando algumas vezes por ano, é essencial para a manutenção do seu bom aspeto e preservação da cor a longo prazo. Se costuma levá-lo para a praia, habitue-se a passá-lo por água e/ou lavá-lo no regresso. Caso more junto ao mar, lave-o semanal ou quinzenalmente para eliminar resíduos de sal, responsável pela oxidação das peças e partes sem tratamento anticorrosão.

 

Dejetos de pássaros

Devem ser removidos o quanto antes visto serem corrosivos. Corrija e retoque as pequenas falhas que surjam na pintura.

 

 

Sol porque não te quero!

Estacione o carro sempre (que possível, naturalmente) à sombra, num parque ou garagem. Além de evitar os danos provocados pelos raios solares na pintura, previne eventuais estragos no tablier devido a excessiva exposição solar.

 

Revisão e manutenção a não descurar

Cumpra as indicações relativas a manutenção e revisões, essencial para o bom funcionamento do seu veículo. Guarde também os documentos que atestam as revisões e inspeções feitas, caso seja necessário comprová-las.

Manter o carro “afinado” permite-lhe ainda maiores níveis de eficiência e menores gastos com consumo, por exemplo.

 

Veículo de uma chave só

Se o seu carro ainda usa chave, use um porta-chaves exclusivamente para este efeito. Quanto mais chaves tiver o porta-chaves, maior será o seu peso e maior a força exercida na ignição do automóvel, logo haverá mais probabilidades de a mesma se avariar.

Convém não exceder também o limite de carga definido para o seu carro; poupará assim as peças de desgaste acrescido e evitará a sua substituição, mantendo-as em bom estado por mais tempo.

 

Vai para fora?

Se vai de férias ou numa viagem longa de trabalho, deixe o carro estacionado (de preferência numa garagem), com o depósito cheio para impedir que o mesmo ganhe ferrugem e desligue (desenrosque ou solte) os cabos da bateria para que esta não descarregue.

 

Boa vedação

Substitua as borrachas de vedação sempre que deixarem de cumprir a sua função para evitar a entrada de água (da chuva, lavagens, etc.) e consequentes estragos.

 

Atenção aos pneus

Calibrar os pneus sempre que abastecer o carro de combustível ou de duas em duas semanas, eventualmente a cada mês, previne o seu desgaste, aumentando assim a sua vida útil, permitindo-lhe igualmente um consumo mais eficiente do carro. O mau estado dos pneus aumenta o consumo de combustível.

 

Motor cinco estrelas

Mudar o óleo regularmente, verificar o nível de líquido no radiador e usar combustível adequado é fundamental para manter “esta máquina” “jovem” e em boas “condições de saúde” ao longo de muitos anos.

 

Interior imaculado

Não fumar no interior do automóvel, aspirá-lo regularmente, bem como limpar tablier, aspirar e lavar estofos e tapetes são também hábitos a adquirir. Se necessário, subsitua a cobertura dos estofos.