Histórico de crédito: sabe o que é e como melhorá-lo?
Histórico de crédito: sabe o que é e como melhorá-lo?
Se tem um empréstimo ou um cartão de crédito com valor igual ou superior a 50 euros, possui histórico ou “cadastro” de crédito no Banco de Portugal a que pode aceder com uns simples cliques
Contraiu um empréstimo para aquisição de casa ou carro ou utilizou o seu cartão de crédito para compras? Se a resposta à questão colocada tiver sido afirmativa, o seu nome está listado na base de dados do Banco de Portugal onde constam todos os particulares e empresas que tenham créditos, independentemente de estarem em dia ou não. Trata-se de um Mapa de Responsabilidades de Crédito (MRC), que pode ser – e é – consultado por si ou pelas instituições financeiras sempre que lhes é solicitado um crédito para avaliarem não só a taxa de esforço do cliente mas também se este tem os demais créditos em seu nome em dia. Para consultá-lo, basta aceder à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal e seguir as indicações. Depois de aceitar as condições e de se autenticar, pode ter acesso à “consulta de informação até um período máximo de cinco anos”.
Nota: Consultar regularmente o seu MRC permite-lhe detetar atividade fraudulenta ou eventuais erros no seu histórico. Quanto mais depressa os corrigir, mas depressa pode ver-se livre de complicações. Lembre-se que toda a informação constante do mesmo tem impacto no seu acesso a crédito.
Histórico de crédito 5 estrelas
Manter um bom histórico de crédito, sem manchas no “cadastro” que possam dificultar-lhe o acesso a empréstimos ou créditos futuros exige basicamente manter os seus pagamentos em dia. Basta um incumprimento para manchar um histórico mesmo que até então impecável. Mesmo que o incumprimento não seja seu – se for fiador ou avalista de crédito da sua cara-metade, de outro familiar ou amigo e este estiver em incumprimento, isto reflete-se no seu MRC, podendo condicionar a aprovação de créditos futuros que possa solicitar. O mesmo acontece com eventuais atividades fraudulentas ou irregularidades até serem corrigidas.
Recomendamos também que se, por alguma razão, falhar um pagamento, entre de imediato em contacto com a respetiva instituição financeira para estabelecer um novo plano de pagamento viável.