Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Sabe se poupa com o novo imposto sobre imóveis?Sabe se poupa com o novo imposto sobre imóveis?

Sabe se poupa com o novo imposto sobre imóveis?

Sabe se poupa com o novo imposto sobre imóveis?

No início deste ano, entrou em vigor o novo coeficiente de localização de imóveis. Para saber se vai pagar menos deve consultar o Portal das Finanças.

No início deste ano, entrou em vigor o novo coeficiente de localização de imóveis. Para saber se vai pagar menos deve consultar o Portal das Finanças.

O Ministério das Finanças procedeu no ano passado a uma revisão dos coeficientes de localização dos imóveis em todo o território nacional. Os novos dados entraram em vigor no início deste ano, podendo afetar o cálculo do valor atribuído ao seu imóvel. Nesse caso, pode ver alterado o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que tem a pagar.

Segundo o Código do IMI, o coeficiente de localização varia num intervalo que vai de 0,4 (o mais baixo) a 3,5 (o mais elevado), sendo um dos elementos que compõem a fórmula de cálculo do valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis, que serve depois de base de cálculo do IMI a suportar anualmente pelos proprietários.

Acontece que a alteração do coeficiente de localização não é feita de forma automática no cálculo do IMI. Cabe ao proprietário do imóvel requerer às Finanças a alteração desse valor patrimonial.

Para saber se vai pagar menos imposto deve consultar o mapa disponibilizado no Portal das Finanças, e para conhecer qual é o valor do coeficiente de localização atribuído pelo seu município basta escrever a morada do imóvel. Em função do resultado, pode efetuar uma simulação no mesmo portal e analisar se é benéfico solicitar a atualização do valor patrimonial do imóvel às Finanças.

Outra ferramenta disponível de forma gratuita que pode utilizar para consultar o valor de IMI que deve pagar é o simulador da DECO, denominado “Pague menos IMI”. A associação de defesa do consumidor alerta para o facto de as Finanças não atualizarem alguns indicadores que são cruciais no cálculo do IMI, como são os casos dos anos do imóvel e o preço por metro quadrado.

No simulador da DECO, com apenas três passos, consegue ver se o valor que deveria pagar de IMI é igual ou superior ao que realmente paga. Se o resultado for superior, deve fazer um pedido de reavaliação do IMI. Não se esqueça de fazer este exercício com a caderneta predial atualizada, uma vez que a idade dos edifícios não é automaticamente refletida na matriz predial.