Notas em Dia
Pagamentos recorrentes com cartões de créditoPagamentos recorrentes com cartões de crédito

Pagamentos recorrentes com cartões de crédito

Pagamentos recorrentes com cartões de crédito

Desfrutar de um serviço que lhe seja oferecido repetida e regularmente, sem que a cada momento necessite de parar para aprovar a sua aquisição e fornecer os dados do seu cartão de crédito, é uma das comodidades disponibilizadas por este tipo de cartões.

Imagine que todos os meses, na mesma data, quer que a sua cara-metade receba um ramo de flores ou que regularmente lhe sejam enviados dois sacos de ração para o seu cão ou gato sem ter de se preocupar em fornecer repetidamente os dados do seu cartão de crédito. É aqui que entra a funcionalidade de pagamento recorrente.

Desfrutar de um serviço que lhe seja oferecido repetida e regularmente, sem que a cada momento necessite de parar para aprovar a sua aquisição e fornecer os dados do seu cartão de crédito, é uma das comodidades disponibilizadas por este tipo de cartões. Tudo o que precisa é optar pela modalidade de pagamento recorrente que os mesmos disponibilizam sem se preocupar com lembretes ou eventuais esquecimentos. Tudo isto com a máxima simplicidade e segurança. O Cartão de Crédito Black do Cetelem é um dos que tem esta funcionalidade, mas não é o único. Sendo, por isso, uma questão de procurar as várias ofertas disponíveis no mercado e escolher a solução que lhe parecer mais favorável.

O que é o pagamento recorrente?

De uma forma simples, trata-se de pagamentos repetidos de serviços ou produtos fornecidos regularmente, com vantagens para ambas as partes envolvidas: para os clientes, que não precisam de se lembrar nem de estar constantemente a fornecer os dados do respetivo cartão de crédito e para os fornecedores que podem comercializar o seu produto ou serviço de forma regular e automática.

A modalidade não tem prazos definidos, sendo mantida durante o período acordado entre as partes envolvidas, mas exige a aceitação dos termos e condições em vigor bem como uma autorização, sendo o processo bastante simples: basta escolher a modalidade pagamento recorrente, aceitar os termos e condições e aguardar autorização. Após preenchimento dos dados referentes ao cartão e confirmação dos pagamentos é iniciado o processo que termina ou numa data predefinida ou através do cancelamento da subscrição.

Vantagens e periodicidade

Trata-se de uma solução prática para clientes, por exemplo, de clubes de vinho, ração e produtos de higiene para animais de companhia, serviços por streaming e on-demand (como Spotify ou Netflix, entre outros), jogos online, personal training, entrega regular de flores ou chocolates ou outras iguarias, para donativos e para qualquer produto ou serviço com um valor fixo periódico.

A simplicidade é outra das maiores vantagens desta modalidade de pagamentos, uma vez que quem adere deixa de se preocupar em ter o cartão à mão ou com esquecer-se de pagar, por exemplo.

Receber os recibos automaticamente por mail e guardá-los todos no mesmo sítio é outro dos aspetos positivos. Para os fornecedores de serviços/produtos, esta modalidade tem a vantagem adicional de conseguir fidelizar clientes.

A periodicidade é estabelecida em função do serviço acordado e poderá ser mensal, bimestral, trimestral, anual, entre outras possibilidades.

Cuidados a ter

Os pagamentos recorrentes com cartão envolvem os mesmos riscos do que os pagamentos normais, daí que os cuidados devam ser os mesmos. Utilizá-lo apenas em sites de confiança, não usar em redes ou computadores públicos, fornecer dados do cartão apenas em sites seguros (o URL deve começar por “https://” e deve haver uma imagem de cadeado no canto) e não autorizar nada por telefone são alguns dos passos que não deve descurar.

Tenha fundos suficientes na conta para cobrir as despesas recorrentes

Aspetos importantes a ter em conta é o facto de ser fácil esquecer-se dos pagamentos recorrentes dada a sua automaticidade. Numa situação em que não tenha fundos suficientes na conta para cobrir a despesa, arrisca-se à cobrança de taxas extras. Eventualmente, definir um alerta para um ou dois dias antes da data de cobrança para se certificar de que tem dinheiro na conta poderá revelar-se vantajoso. Habitue-se ainda a verificar regularmente o extrato do cartão de crédito e tome as medidas necessárias caso detete cobranças indevidas ou fraudulentas.

Cancele quando não quiser usar mais

Convém igualmente ter atenção que está a autorizar um débito automático e que o fornecedor do produto ou serviço tem os dados pelo que poderá continuar a retirar dinheiro da sua conta. Por isso, certifique-se aquando do termino do contrato que toma as medidas necessárias para cancelar a autorização para débito.