Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Motores

Gelo e neve no carro: como remover facilmente

Publicado em 13-12-2019 por Cofina Conteúdos

Neve-gelo-carro-Cetelem

Se está a pensar viajar de carro no Natal e/ou Passagem de Ano ou vive numa zona de invernos de frio rigoroso, saiba como limpar a neve ou o gelo que se acumulem sobre o carro.

Tentar evitar a queda de neve ou a formação de gelo em cima do carro é a solução ideal para não ter trabalho de manhã. Mesmo que não precise de utilizar o veículo, convém limpá-lo diariamente para não arriscar criar uma camada de gelo com excessiva espessura. Sempre que puder, estacione o carro num local abrigado, uma garagem de preferência, numa zona exterior coberta com um telhado ou toldo, eventualmente debaixo de uma árvore com copa cerrada. Se não for possível, cobrir o carro com uma capa é uma boa opção. Em alternativa, poderá usar mantas, lençóis, cartão – basta retirá-los e assim remover quase sem esforço o gelo acumulado.

Pode ainda experimentar borrifar o para-brisas com uma mistura de partes iguais de água e vinagre depois de estacionar o carro à noite.

Caso amanheça com gelo sobre o carro, ter por perto uma espátula de plástico ou uma escova de borracha próprias para o efeito e anticongelante é uma boa aposta – este aliás deve ser usado no depósito de água do para-brisas; se for só água, há grande probabilidade de congelar. Adquirem-se em lojas auto. Para facilitar o processo, ligue o carro e mantenha-o em funcionamento – a subida de temperatura ajuda a derreter o gelo que assim se solta mais rapidamente.

Se está a pensar utilizar água quente ou a ferver, dizemos-lhe já que não é a melhor opção: além de congelar rapidamente sem descongelar ou descongelar pouco o gelo, nalgumas zonas, o contraste de temperaturas pode rachar ou mesmo quebrar o vidro.

Espátula ou raspador de plástico

Comece do exterior para o interior do para-brisas e demais vidros e não se esqueça dos faróis, essenciais para uma boa visibilidade.

Escova de borracha

Se se deparar com alguns centímetros de neve ou gelo sobre o automóvel, o mais indicado será uma escova de borracha, material que evitará estragos na carroçaria e vidros. À semelhança do que acontece com a espátula, também se encontra disponível nas lojas auto. Se estiver a pensar ir para zonas de ocorrência de queda de neve ou formação de gelo, o melhor é adquirir uma antes de partir.

Anticongelante

Em spray ou em líquido, as suas fórmulas foram desenvolvidas especialmente para facilitar a remoção de gelo, especialmente do para-brisas. Se não tiver à mão ou não quiser comprar, experimente misturar água com vinagre ou água com álcool (uma parte de água para duas de álcool) é uma opção. Pode ainda diluir uma colherzinha de sal em água e borrifar, mas depois convém limpar bem, já que o sal pode corroer a carroçaria, por exemplo.


Palavras-chave: