Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Motores

Não ignore estas luzes

Publicado em 23-04-2019 por Cofina Conteúdos

Se se acenderem durante a condução ou se se mantiverem acesas depois de ligar o carro, as luzes do painel de instrumentos não devem ser ignoradas: além de poder agravar o problema existente, são grandes as possibilidades de acidente

Com tecnologias em crescente evolução, é normal que se multipliquem as luzes de aviso no painel de instrumentos nos automóveis que saem diariamente das fábricas e cujo significado pode ser desconhecido para muitos condutores.

Familiarizar-se com os diferentes sinais e com o que significam os seus alertas é um dos cuidados iniciais que deve ter sempre quando adquirir um veículo. Não o fazer pode comprometer seriamente a sua segurança e a dos demais condutores (e passageiros) na estrada.

Diferentes cores, diferentes alertas

Às cores emitidas por cada alerta estão associados diferentes níveis de gravidade, sendo a luz vermelha sinal de problema sério que deve ser tratado de imediato. Falha de motor é um deles. Portas abertas, travão de mão acionado e cintos não presos são outras das situações assinaladas por luz vermelha, mais uma vez questões que põem em risco a sua segurança e às quais se deve dar resposta no momento.

A luz amarela aponta geralmente para problemas que apesar de não perigosos na altura poderão passar a sê-lo posteriormente se não forem tomadas as medidas exigidas, como repor o nível de óleo ou pôr gasolina. Atenção: se a luz do óleo for vermelha, não tente a sorte! Pare o carro e volte a andar com ele apenas depois de colocar a quantidade de óleo necessária!

As luzes verdes, azuis ou brancas não apontam para situações de perigo – indicam simplesmente que há determinados sistemas no automóvel que foram ligados, como luzes, pisca-pisca, ar condicionado, etc.

Algumas luzes que não deve mesmo ignorar

Emergência– Assinala um problema grave a que deve dar máxima atenção e geralmente surge associada a outro sinal de alerta. Solicite assistência técnica imediata.

Luz dos travões – Se não for o travão de mão que estiver acionado, provavelmente é líquido insuficiente ou calços do travão a requerer substituição.

AdBlue – Sinal de que o líquido AdBlue é insuficiente, o que significa que provavelmente o motor não ligará sequer.

Bateria – Luz da bateria amarela significa que a esta está em baixo, mas não impede de conduzir; se for vermelha, é indicação de que não está a carregar. Luz da bateria vermelha em simultâneo com luz do óleo da mesma cor requer que desligue o carro e procure assistência técnica.

Refrigeração – Indicação de nível incorreto de líquido de refrigeração (pode estar em falta ou a mais) ou sobreaquecimento do mesmo. Deve parar e deixar arrefecer o motor antes de verificar e corrigir o nível.

Direção assistida – Parar o carro, desligá-lo e voltar a ligá-lo é a primeira medida a tomar. Se a luz se mantiver acesa, à partida poderá prosseguir com cuidado a baixas velocidades e se a deslocação não for longa, mas deve procurar aconselhamento mecânico rapidamente.

Sistema elétrico – Indicação de que há uma falha neste sistema e, portanto, que deve parar o carro de imediato e recorrer a assistência profissional.