Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Casa

Três dicas úteis para quem tem filhos canhotos

Publicado em 17-08-2018 por Cofina Conteúdos

Num mundo onde a mão direita é maioritariamente dominante, nem sempre é fácil ser canhoto. Se é o caso do seu filho, saiba como pode ajudá-lo

Entre uma e duas pessoas em cada dez são canhotas, estimando-se que no total sejam cerca de 988 milhões em todo o mundo e onde praticamente tudo está pensado para destros. Este mês comemora-se o orgulho em ser canhoto, como forma de sensibilizar para as dificuldades que estes enfrentam no dia a dia. A data foi definida há 26 anos pelo Clube dos Canhotos que teve origem no Reino Unido.

Se o seu filho é canhoto e vai este ano para a escola pela primeira vez, deixamos-lhe algumas sugestões para lhe facilitar esta nova etapa.

Valorizar as capacidades da criança

Nunca é demais elogiar uma criança e reforçar que, mesmo sendo canhota, nada a impede de fazer o mesmo – e bem feito – do que qualquer outra criança destra. E como nada é melhor do que um bom exemplo, fale-lhe sobre alguns dos muitos famosos canhotos, como Barack Obama, Bill Gates, Oprah, Napoleão, Leonardo da Vinci, Tom Cruise e Angelina Jolie.

Fale com o(a) professor(a)

Apesar de ser fácil perceber que um aluno é canhoto, informar o professor para a necessidade de material especializado, como tesouras, afias, réguas, rato para computador, instrumentos musicais, etc., por exemplo, é um cuidado que deve ter.

Invista em material específico para canhotos

Das tesouras às canetas, cujo corpo não deve ser fino, para facilitar o seu manuseamento, já há muito por onde escolher e mesmo que seja difícil encontrar este tipo de artigos nas prateleiras das papelarias ou até nas grandes superfícies, online tem já uma vasta gama de materiais. Cadernos, réguas, canetas, tesouras ou mesmo cartas de jogar, facas e outros acessórios de cozinha são alguns dos artigos que pode encontrar em www.anythinglefthanded.co.uk, www.lesgauchers.com ou lamaingauche.com. Tudo à distância de um clique!

Entretanto, deixamos-lhe também algumas curiosidades. Sabia que…
Os gémeos idênticos podem ter mãos dominantes diferentes?
Os canhotos têm melhor sentido de orientação?
Níveis elevados de stress na gravidez, bebés nascidos com pouco peso ou de mães mais velhas estão associados a maiores probabilidades de se vir a ser canhoto?