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11 hábitos que não deve ignorar ao usar apps bancárias11 hábitos que não deve ignorar ao usar apps bancárias

11 hábitos que não deve ignorar ao usar apps bancárias

11 hábitos que não deve ignorar ao usar apps bancárias

Apesar de extremamente práticas e cómodas, o uso de aplicações deve ser feito de forma a evitar riscos de segurança. Saiba os cuidados a ter para proteger as suas contas e dados.

Consultar saldos e movimentos, realizar transferências, efetuar pagamentos contactless ou de serviços e até abrir novas contas apenas com apenas uns cliques no smartphone, são algumas das grandes vantagens das apps bancárias, cujo número de utilizadores cresce de dia para dia. Alie-se a tudo isto o maior controlo e a melhor gestão das finanças pessoais e familiares, bem como serviços e produtos financeiros personalizados, e é fácil perceber o motivo por detrás do sucesso destas apps.

Diante dos inúmeros aspetos positivos das aplicações bancárias, é fácil esquecermo-nos de um dos seus pontos fracos: a sua vulnerabilidade a ameaças cibernéticas e ataques de hackers que procuram roubar dados confidenciais através de esquemas de phishing, malware ou tentativas diretas de pirataria informática. O risco aumenta quando se utilizam palavras-passe fracas ou redes Wi-Fi públicas, pois os dados pessoais ficam mais expostos e acessíveis a roubo.

Como se proteger

  • Descarregue as apps bancárias apenas através das lojas oficiais

Se estiver a pensar em descarregar uma app bancária, faça-o apenas em “lojas de aplicações oficiais. Nem todas as aplicações são seguras e podem conter software malicioso”, recomenda o Banco de Portugal (BdP). Certifique-se ainda de que está a descarregar a app oficial do banco.

  • Use sempre redes seguras

Evite usar apps bancárias em redes Wi-Fi públicas ou abertas. Prefira redes privadas ou os seus próprios dados móveis, em alternativa.

  • Mantenha os seus dispositivos protegidos

Mantenha o sistema operativo do seu smartphone ou tablet atualizado e instale um bom antivírus. Ligue as atualizações automáticas para maior segurança.

  • Defina senhas fortes e ative a autenticação dupla

Não facilite na criação de palavras-passe. Defina senhas fortes sem dados pessoais fáceis de descobrir, como datas de aniversário, nome do animal de estimação ou sequências de números como 123456.

Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores (2FA),ou seja, em vez de depender apenas do nome de utilizador e password, a 2FA exige uma segunda forma de identificação, como um código enviado para o smartphone, por exemplo. 

  • Nunca partilhe dados de acesso

Não partilhe com terceiros a senha de acesso à app bancária nem “códigos de autenticação de operações. Se o dispositivo o permitir, privilegiar elementos de autenticação biométricos (por exemplo, impressão digital ou reconhecimento facial), que são elementos de que terceiros não se podem apropriar”, frisa o BdP. Isto aplica-se também a funcionários do banco em questão.

  • Mantenha o smartphone e/ou tablet bem como a app protegidos fisicamente

Proteja o acesso à aplicação com um PIN ou através de biometria (impressão digital/reconhecimento de rosto) e do bloqueio automático de ecrã.

Se o seu dispositivo o permitir, oculte a app bancária nas configurações do mesmo.

  • Atenção às permissões das apps

Analise cuidadosamente as permissões solicitadas por cada app. Não autorize acesso a contactos, mensagens, localização ou outros dados sensíveis sem qualquer necessidade.

  • Não abra nenhum link suspeito

Não clique em links enviados por SMS, WhatsApp ou redes sociais que levem ao acesso da aplicação do banco, mesmo que aparentemente sejam enviados da instituição financeira. Para evitar problemas, apague ou denuncie a mensagem e aceda diretamente à app para confirmar a informação. Cuidado ainda com mensagens sobre pagamentos em atraso ou a pedir dinheiro.

  • Não guarde informações bancárias no telemóvel ou tablet

Evite guardar de cartões bancárias e/ou senhas bancárias no smartphone/tablet ou em aplicações de notas.

  • Monitorize regularmente as suas contas

Habitue-se a verificar regularmente os extratos da suas contas, especialmente aqueles a que estão associadas app bancárias para detetar movimentos suspeitos rapidamente.

  • Contacte o banco ou instituição financeira

Sempre que tenha a mínima suspeita de ataque, burla ou transação indevida, denuncie a situação de imediato ao seu banco/ instituição financeira e polícia.

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