Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Cetelem
Notas em Dia

Como escolher um antivírus

Como escolher um antivírus

Decidir, de entre os diferentes antivírus disponíveis, qual o melhor para o seu computador nem sempre é fácil. Ficam algumas dicas.

Independentemente do tipo de utilização que é dada ao seu computador – trabalho, realização de todas as operações bancárias, jogos, utilização por parte de crianças, etc. -, atualmente é impensável não o proteger através da instalação de um antivírus.

Entre as várias questões que deve colocar antes de eleger o antivírus para o seu computador, contam-se as seguintes:

 

  • Proteção adequada – informe-se sempre sobre a proteção oferecida, que deve ser sempre adequada às suas necessidades pessoais ou profissionais. Optar por uma proteção insuficiente é um risco que pode sair-lhe caro.

 

  • Atualizações automáticas e análises em tempo real – uma característica comum à maioria dos antivírus que convém certificar-se para evitar surpresas desagradáveis. Confirme igualmente se o seu computador tem capacidade para aguentar o trabalho do antivírus em simultâneo, o que depende da sua capacidade de memória. Atenção: se costuma ignorar ou adiar os avisos de atualização, prefira um antivírus com atualizações automáticas!

 

  • Funcionalidades incorporadas: na hora de usar o seu computador, é crucial que o antivírus existente inclua anti-malware (capaz de eliminar e neutralizar programas maliciosos que atacam o computador). Pode ainda incluir firewalls, que defendem o PC de sites maliciosos; proteção IM, para quem tem o hábito de conversar através de Instant Messaging; barras ou proteção de navegador (browser toolbars/protection), que previnem phishing, uma forma de fraude eletrónica, que visa roubar dados pessoais como passwords/senhas, número de cartões de crédito, etc.); filtros de privacidade e controlo parental.

 

  • Idoneidade – Antes de adquirir qualquer antivírus, verifique nos sites e revistas da especialidade, se o mesmo se encontra nas listas dos melhores softwares antivírus; se não for o caso, talvez seja melhor ideia optar por outro. Antes de tomar uma decisão, experimente consultar sites como o Virus Bulletin ou Antivirus-Comparatives, que não só ajudam a comparar diferentes softwares como apresentam diversas críticas sobre os mesmos.

 

  • Proteção Modo Jogo (Game Mode) – para os fãs de jogos. Trata-se de uma funcionalidade que permite que os utilizadores joguem sem interrupções, como “alarmes falsos” comuns em situações de jogo.

 

 

Tome nota

O seu comportamento online deve ser um fator decisivo na escolha do seu antivírus: se tem por hábito navegar por sites cheios de spam (anúncios massivos) ou descarregar filmes, por exemplo, opte por um antivírus bastante bem cotado.