Notas em Dia
A pensar comprar eletrodomésticos mais eficientes? O programa E-lar ajudaA pensar comprar eletrodomésticos mais eficientes? O programa E-lar ajuda

A pensar comprar eletrodomésticos mais eficientes? O programa E-lar ajuda

A pensar comprar eletrodomésticos mais eficientes? O programa E-lar ajuda

Se anda a pensar trocar o forno ou o esquentador por versões mais eficientes de classe energética A ou superior, esta é uma boa altura para o fazer já que o programa E-lar, do Fundo Ambiental (FA) vai atribuir vouchers digitais para estes equipamentos. Aproveite!

Destinado a promover a eficiência energética  bem como a transição para fontes menos poluentes, o programa E-lar é uma iniciativa integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinada a incentivar “a troca de eletrodomésticos a gás por equipamentos elétricos eficientes com o objetivo de reduzir o consumo de combustíveis fósseis e combater a pobreza energética”, explica a DECO. Está incluída a aquisição de placas elétricas de indução e convencionais, conjuntos de placas e fornos, forno elétrico e termoacumulador elétrico.

Como funciona?

Em termos práticos, o E-lar traduz-se na atribuição de vouchers ou vales digitais para aquisição de equipamentos elétricos eficientes em fornecedores credenciados, sem necessidade de adiantar dinheiro ou aguardar por reembolsos, como acontecia anteriormente em iniciativas similares.

A candidatura é feita através do preenchimento dum formulário no portal do Fundo Ambiental e apresentação dos documentos exigidos. Em caso de aprovação, o voucher é atribuído, podendo ser depois utilizado para comprar novos equipamentos elétricos de classe energética A ou superior nos estabelecimentos aderentes ao programa.

Quem pode beneficiar do programa E-lar?

As candidaturas estão abertas a todas as famílias, havendo, no entanto, prioridade, bem como valores superiores, para famílias vulneráveis, caso, por exemplo, das que usufruem de tarifa social de energia ou vivem em bairros carenciados.

Podem beneficiar do E-lar:

  • Pessoas Singulares com contrato de fornecimento de eletricidade para frações intervencionadas no âmbito do aviso do PRR Componente C-13: «Bairros Mais Sustentáveis» 
  • Pessoas Singulares que usufruam de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) 
  • Outras Pessoas Singulares com contrato de fornecimento de eletricidade

Nota: Só podem candidatar-se pessoas maiores de idade (18+).

Tipologia de apoiosDespesas elegíveisGrupo I e II (1)Grupo III (2)
Tipologia 1
Equipamentos
1.1 Placa elétrica de indução369,0300
1.2 Placa elétrica convencional179,6146
1.3 Conjunto elétrico (placa e forno)738,0600
1.4 Forno elétrico369,0300
1.5 Termoacumulador elétrico615,0500
Tipologia 2
Serviços
2.1 Transporte50Não elegível
2.2 Instalação de Placas, fornos ou combinado (1.1 a 1.4)100Não elegível
2.3 Instalação de termoacumulador elétrico (1.5)180Não elegível

(1) Montante unitário máximo – Beneficiários do apoio «Bairros Mais Sustentáveis» e Beneficiários da TSEE 1 (€)
(2) Montante unitário máximo Outras Pessoas Singulares (€)

Como candidatar-se e receber o voucher

As candidaturas abrem para consumidores a partir do próximo 30 de setembro (2025). O processo é feito online e exige comprovativo de identidade, morada e, para alguns casos, elegibilidade social. De acordo com indicações do Fundo Ambiental, na plataforma, o candidato terá de preencher ou apresentar as seguintes informações e documentos:

  • Nome completo do candidato;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF);
  • Número de Segurança Social (NISS);
  • Morada completa do candidato;
  • Nº do Código de ponto de entrega (CPE);
  • Fotografia do equipamento antigo a ser substituído (fogão a gás, forno a gás ou esquentador).”

Após receber o voucher, é necessário consultar a lista de fornecedores aderentes e escolher o equipamento que deseja adquirir. Convém ter em atenção que após receber o voucher tem “60 dias para o trocar numa das lojas aderentes. Passados esses 60 dias, o voucher caduca”, informa o portal do Fundo Ambiental.