Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Casa mais quente neste invernoCasa mais quente neste inverno

Casa mais quente neste inverno

Casa mais quente neste inverno

De inverno, quando as temperaturas baixam, manter a sua casa quente é essencial para se sentir bem. Saiba como consegui-lo sem ver as despesas com eletricidade ou gás dispararem.

Sentir-se confortável em sua casa nos dias mais frios passa necessariamente por mantê-la a uma temperatura aconchegante, o que geralmente acaba por se traduzir no aumento significativo das contas domésticas. Vidros duplos e um bom isolamento térmico ajudam a reduzir o gasto energético ao longo de todo o ano e não apenas quando o frio se faz sentir. Mas se a sua casa não estiver equipada, há outras formas de assegurar um ambiente confortável sem comprometer o seu orçamento.

 

Reforce os cortinados

Os cortinados ajudam a prevenir a perda de calor através das janelas e, durante as estações mais frias, quanto mais grossos, melhor.Aproveite o sol o mais possível, deixando as cortinas abertas durante o dia e fechando-as sempre que o mesmo começar a desaparecer, devendo fazer o mesmo com os estores.

Outra solução, caso não tenha vidros duplos é aplicar uma película térmica nos vidros, que além de afastar o frio, reduz a condensação nas janelas.

 

Reduza as correntes de ar

Mantenha as portas fechadas e proteja-as com rolos próprios para o efeito, que não só protegem contra o frio, mas também contra o pó e ruído. Pode optar por um duplo rolo que encontra nas lojas da especialidade ou então escolher um dos mais clássicos, em pano, disponíveis em vários modelos.

 

Tape o chão

Não é só através das janelas e portas que se perde calor; o chão é outro dos responsáveis, por isso se não tem alcatifa, recorra a tapetes para um maior isolamento e conforto, sobretudo para quem gosta de andar descalço.

 

Papel de alumínio

Para reduzir a perda de calor dos radiadores fixos à parede, um truque é colocar papel de alumínio atrás dos mesmos, o que faz com que o calor seja refletido para o resto da divisão.

Vista-se para o frio

Umas botas quentes para andar por casa e um casaco confortável são as formas mais práticas – e económicas – de se manter aquecido sem muito trabalho. Aproveite!

 

Um clássico amigo do ambiente

Os sacos de água quente são uma forma bastante eficiente e amiga do ambiente de aquecer a cama de inverno sem muito trabalho nem gastos.

Desumidificadores sempre bem-vindos

Reduzir a humidade em casa ajuda a preservar mais o calor, por isso use-os à vontade.

 

Use mais o forno

O calor resultante do uso do forno para preparar as suas refeições ajuda a manter a casa mais quente, particularmente as divisões mais perto da cozinha. Aproveite e rentabilize a sua utilização: cozinhe pratos completos ou várias coisas simultaneamente. Habitue-se também a desligar o forno uns minutos antes de terminar o cozinhado, o calor residual é suficiente para o fazer.